Como não cair em golpes financeiros?

Todos os dias tem pessoas que perdem dinheiro caindo em golpes financeiros e, cada vez mais, essas ações ficam mais sofisticadas. Por esse motivo, resolvemos reunir neste artigo algumas dicas para te ajudar a não cair em um desses golpes.

Utilize a versão virtual do seu cartão de crédito para compras on-line

Inúmeros cartões de crédito já oferecem essa opção. Funciona da seguinte forma: ao solicitar o cartão virtual é gerado um número novo para cada compra que você realizar on-line. Isso evita que seu cartão seja clonado durante uma transação de compra.

Nunca passe informações das suas senhas

Muitas pessoas acabam caindo em golpes financeiros ao receber um e-mail, ligação ou SMS solicitando informações da sua senha. Com base nessa informação é importante resaltar que você nunca deve passar sua senha. Portanto, quando receber solicitação como essa, desconfie e entre em contato com a empresa responsável.

Desde já, queremos lembrar que na BitPreço nunca solicitamos sua senha ou dados confidenciais por ligação, redes sociais, SMS ou e-mail.

Tenha cuidado ao se desfazer dos seus cartões de crédito

Ao fazer o descarte de um cartão de crédito, nunca jogue ele com o chip. Por isso o indicado é que você retire o chip e corte todo o cartão, caso tenha onde triturá-lo é ainda melhor.

Outro ponto importante de ser destacado, é que nenhum banco solicita que o cartão antigo seja entregue para recebimento de um novo. Caso isso aconteceça, já é um sinal de alerta para um provável golpe financeiro.

No meio cripto também existem alertas que você deve sempre está de olho. Confira alguns!

Verifique se a exchange é segura

Antes de realizar seu cadastro em uma exchange, é importante que você busque informações sobre sua credibilidade para saber se um exchange é realmente segura. Para isso pesquise sobre sua reputação utilizando redes sociais, sites como o Reclame Aqui e a experiência dos usúarios.

Se você quer ir a fundo sobre esse assunto, não pode deixar de conferir o conteúdo que preparamos: Como saber se uma exchange é segura?

Mantenha o antivírus atualizado

Primeiramente sabemos da importância de ter um antivírus bom em nossa máquina. Isso é ainda mais importante quando falamos em realizar transações com criptomoedas e on-line. Certifique-se sempre se ele está atualizado e não acesse sites que não são confiáveis.

Leia também:

Google Finance agora exibe cotação de Bitcoin e criptomoedas

Como armazenar Bitcoin de forma segura?

Desconfie de ofertas de depósitos para receber o valor em dobro

É muito comum encontrar pessoas que agem de má fé nas redes sociais. Elas utilizam mensagem em posts de exchanges, ofertando retornos milagrosos. Porém é importante ter em mente que nenhuma dessas empresas costuma dar Bitcoin em dobro para receber depósitos. Deste modo, sempre que você encontrar um comentário como esse, denuncie a página.

Não caia em golpes de pirâmides financeiras

Para saber se você está preste a cair em um pirâmide financeira, fiquei de olhe nesses pontos:

  • Ganhos extras ao indicar novos clientes;
  • Promessa de lucro exorbitante, ganho fácil e retorno garantido;
  • Informações incompletas sobre o produto oferecido;
  • Falta informações básicas sobre a empresa e seus donos.

Concluindo, essas foram algumas dicas para que você possa ter toda segurança e não cair em golpes financeiros na hora de realizar uma compra em uma loja on-line ou até negociar em uma exchange.

Para ficar por dentro de todas as  novidades sobre a BitPreço, não esqueça de nos seguir nas redes sociais: Facebook, Instagram, TwitterLinkedin e Telegram. Caso tenha alguma dúvida, basta enviar um email para: [email protected].