O que é Peer-to-Peer (P2P)?

A negociação de criptomoedas é uma das maneiras mais emocionantes e acessíveis de entrar no mundo dos investimentos, sendo uma das alternativas, a negociação peer-to-peer, ou P2P. 

Um método de compra e venda direta de criptomoedas entre usuários, sem qualquer intermediário. Se você já investe em criptomoedas, e acompanha de perto esse mercado, já deve ter ouvido falar dessa prática. 

Mas se ainda não sabe do que se trata, fica tranquilo, porque neste artigo, vamos explorar o que é a negociação P2P de criptomoedas, suas vantagens, riscos e precauções a serem tomadas.

 

O que é Negociação Peer-to-peer (P2P) de Criptomoedas?

O termo P2P, ou peer-to-peer, significa ponto a ponto. Algo comumente relacionado ao mundo das criptomoedas, mas que possui origem bem mais antiga. 

Abordando um contexto tecnológico, o P2P se refere basicamente a uma rede de computadores que compartilham dados através da internet, sem a necessidade de um servidor central para armazenar esses arquivos.

O que temos aqui é uma rede onde os próprios usuários realizam o download do arquivo, e o disponibilizam para que outros usuários tenham acesso à ele. É como se cada computador fosse um servidor.

A negociação P2P no mundo das criptomoedas é um conceito que se destaca pela sua natureza descentralizada, permitindo que os investidores negociem diretamente entre si.

Algo fundamental para que isso possa ocorrer é a tecnologia Blockchain. As criptomoedas não contam com um servidor central, e suas blockchains funcionam basicamente como um protocolo P2P, agindo como uma imensa rede de computadores. 

Isso elimina a necessidade de intermediários, de maneira que os investidores podem comprar e vender criptomoedas diretamente uns aos outros, não utilizando exchanges para seus trades.

Um conceito relativamente simples, mas que requer muita atenção em sua aplicação. Afinal, sabemos que a internet trouxe muita praticidade para a vida das pessoas, mas também, quem nem todas as pessoas nela agem com as melhores intenções.

Então, antes de optar por realizar suas negociações via P2P, entenda muito bem seus benefícios, e os riscos envolvidos.

 

Como funciona a negociação Peer-to-peer?

Entenda que nesse modelo de negociação, o preço das criptomoedas pode ou não, seguir a cotação de mercado daquele ativo. Isso porque você negocia o valor do ativo diretamente com o vendedor, ou comprador.

Um acordo exclusivo entre as partes, que vão estabelecer entre si, o valor mais adequado para a transação.

 

E como se dá a transferência dos valores? 

Esse é um ponto muito importante, pois no modelo peer-to-peer, o pagamento e a transferência dos ativos também ocorre através de um acordo entre as partes envolvidas na negociação. É necessário que exista a confiança de ambas as partes.

Por esse ponto de vista, realizar a negociação P2P apresenta riscos, uma vez que você deve confiar que a outra parte irá realizar os procedimentos conforme combinado. uma alternativa aqui são as plataformas P2P.

 

Como funciona uma plataforma P2P

O conceito de uma plataforma P2P é semelhante ao de um Marketplace, que conecta compradores e vendedores.

Assim, é possível optar por um vendedor que atende às suas requisições da melhor forma.

Essas plataformas oferecem uma camada de proteção, dando mais segurança às transações e reduzindo o risco de fraudes. Os negociantes podem criar anúncios de compra ou venda, especificando a quantidade de criptomoeda desejada e as condições da transação.

 

Benefícios da Negociação P2P

A negociação P2P de criptomoedas oferece alguns benefícios para os investidores. Um dos principais benefícios é a privacidade aprimorada, com um negociação mais anônima.

Outra vantagem é a capacidade de negociar diretamente com outros indivíduos. Isso elimina os atrasos e os custos associados a intermediários, podendo escolher com quem negociar e em que termos, o que pode resultar em valores mais interessantes. 

 

Desvantagens da Negociação P2P

Embora a negociação P2P de criptomoedas ofereça algumas vantagens, essa prática não está isenta de desafios. Um dos principais desafios é o risco de fraudes e golpes.

A confiança é a única garantia de que você as partes receberão o combinado. Algo que pode trazer muitos transtornos.

Outro ponto importante é relacionado ao suporte das negociações. Caso ocorra algum problema durante as transações, não há uma orientação de como você deverá prosseguir.

Utilizar uma plataforma como a Bity, pode evitar algumas dores de cabeça, pois em qualquer um dos serviços oferecidos (Bitybank/Bitypreço), o suporte é imediato. Assim você opera suas criptomoedas com toda a segurança e tranquilidade.

Além de contar com serviços avançados para traders, como o Stop Loss,  e outras praticidades para seu dia a dia, como o BIX, onde você consegue comprar criptomoedas direto do app do seu banco. E ainda pode garantir um cashback de até 10% (em bitcoin ou outras criptomoedas) sobre suas compras, utilizando o Cartão Bitybank. 

Baixe o app Bitybank, e faça seu cadastro em poucos cliques! 

Além da certeza de que você receberá a custódia das suas criptomoedas, em caso de compra, assim como seu dinheiro, em caso de venda.

 

É seguro comprar criptomoedas via Peer-to-peer?

A segurança na negociação P2P depende das medidas que você toma. Então, como as transações ocorrem diretamente entre indivíduos, é importante tomar precauções extras.

Aqui estão algumas dicas essenciais:

– Sempre verifique a reputação do seu parceiro de negociação;

– Evite ofertas suspeitas e utilize as ferramentas de segurança oferecidas pelas plataformas P2P;

– Utilize uma carteira de criptomoedas segura para armazenar seus ativos;

– Mantenha suas informações pessoais e financeiras seguras;

– Mantenha registros detalhados de todas as suas transações, incluindo datas, valores e informações de contato do negociante;

– Certifique-se de ter um bom antivírus antes de fazer o download do software de negociação, e esteja atento a qualquer movimentação estranha em seu computador;

– Quando estiver utilizando o software, mantenha fechados sites ou aplicativos de bancos.

 

Conclusão

A negociação Peer-to-Peer (P2P) de criptomoedas oferece uma abordagem interessante para comprar e vender ativos digitais. E embora apresente benefícios, também vem com seus próprios riscos.

Ao seguir por esse caminho, tome as devidas precauções, e aprende como você pode explorar essa forma de negociação.

Mas caso opte por investir com toda segurança e tranquilidade nos maiores projetos de criptomoedas do mercado, utilize uma plataforma confiável, como o Bitybank, o Melhor Criptobanco.

O que é Peer-to-Peer (P2P)?

Para ficar por dentro de todas as  novidades sobre o Bitybank, não esqueça de nos seguir nas redes sociais. Além disso, caso tenha alguma dúvida, basta enviar um e-mail para: [email protected]