Whales: o que são as baleias no mercado das criptomoedas

As whales (“baleias”, em inglês) são um dos atores mais importantes do mercado de criptomoedas. Elas designam os investidores de grande porte, ou seja: aquelas pessoas e empresas que possuem uma quantidade significativa de dinheiro alocado nos criptoativos.

Porém, a importância das baleias não está somente na sua riqueza. Logo, para entender a relevância delas para o mercado, confira o texto que a BitPreço preparou para você!

O que são as whales (baleias)?

Conforme dito, as baleias são os investidores de criptomoedas de grande porte. Assim, o termo se refere aos investidores de varejo, ou seja: as pessoas ou empresas que aplicam em Bitcoin e outros ativos digitais.

Não há uma quantidade específica de dinheiro que define quem é ou não uma baleia. Basta que o montante seja significativo. Geralmente, ele é reconhecido na casa dos milhões de dólares.

Por uma série de fatores, o comportamento das baleias é importante para entender o que está acontecendo – e vai acontecer – no mercado.

Qual é a importância das whales?

Whales: o que são as baleias no mercado das criptomoedas
Tuítes do Whale Alert sobre transações de grande porte (Twitter)

O mercado acompanha tanto os mineradores de criptomoedas quanto as baleias de perto. Desse modo, há serviços especializados no rastreamento de grandes transações de criptomoedas, como o Whale Alert.

Mas por que isso acontece? Simples: porque o movimento destas entidades impacta no preço dos criptoativos.

Nesse sentido, quando os grandes investidores começam a se desfazer das suas reservas de Bitcoin, por exemplo, é um sinal de que eles acreditam que o preço da moeda vai cair. Por outro lado, quando as baleias acumulam criptomoedas, significa que elas estão apostando na valorização do ativo a médio e longo prazo.

Além disso, quando uma grande quantidade de ativos é movida de uma só vez, a ação pode criar uma distorção no mercado. Logo, se alguém saca 10 mil BTC de uma exchange, é possível que ela sofra problemas de liquidez. Isso pode fazer o preço do Bitcoin subir, de maneira inesperada.

Todos esses fatores contribuem para que as “sardinhas”, que são os pequenos investidores, fiquem de olho nas baleias.

Quanto Bitcoin as whales possuem?

Whales: o que são as baleias no mercado das criptomoedas
Concentração de Bitcoin pelos endereços de criptomoedas (BitInfoCharts)

A blockchain do Bitcoin é pública. Dessa maneira, é possível acompanhar todas as movimentações e os seus valores. Contudo, não há como saber quem são os donos das carteiras de criptomoedas.

Com base nos endereços, a plataforma BitInfoCharts estima que 2,26% dos endereços possuem quase 95% dos Bitcoins disponíveis no mercado. Isso indica que há uma concentração de criptomoedas nas mãos de poucas pessoas.

Esses 2,26% possuem aproximadamente 1,73 milhões de BTC, o que equivale a aproximadamente R$ 503 bilhões alocados na moeda digital.

No entanto, a situação pode ser ainda pior. Uma pessoa pode ter vários endereços; assim, é possível que a concentração seja maior do que a demonstrada pelo site.

Confira mais no Blog da BitPreço

Se você gostou do texto, acompanhe o Blog da BitPreço; toda semana, tem um assunto novo sendo discutido no site! No mais, para comprar BTC, Ethereum (ETH), cBRL ou Tether (USDT), entre no marketplace da BitPreço!

Leia também:

Cold Wallet e Hot Wallet? Qual a diferença?