As whales (“baleias”, em inglês) são um dos atores mais importantes do mercado de criptomoedas. Elas designam os investidores de grande porte, ou seja: aquelas pessoas e empresas que possuem uma quantidade significativa de dinheiro alocado nos criptoativos.
Porém, a importância das baleias não está somente na sua riqueza. Logo, para entender a relevância delas para o mercado, confira o texto que a BitPreço preparou para você!
O que são as whales (baleias)?
Conforme dito, as baleias são os investidores de criptomoedas de grande porte. Assim, o termo se refere aos investidores de varejo, ou seja: as pessoas ou empresas que aplicam em Bitcoin e outros ativos digitais.
Não há uma quantidade específica de dinheiro que define quem é ou não uma baleia. Basta que o montante seja significativo. Geralmente, ele é reconhecido na casa dos milhões de dólares.
Por uma série de fatores, o comportamento das baleias é importante para entender o que está acontecendo – e vai acontecer – no mercado.
Qual é a importância das whales?
O mercado acompanha tanto os mineradores de criptomoedas quanto as baleias de perto. Desse modo, há serviços especializados no rastreamento de grandes transações de criptomoedas, como o Whale Alert.
Mas por que isso acontece? Simples: porque o movimento destas entidades impacta no preço dos criptoativos.
Nesse sentido, quando os grandes investidores começam a se desfazer das suas reservas de Bitcoin, por exemplo, é um sinal de que eles acreditam que o preço da moeda vai cair. Por outro lado, quando as baleias acumulam criptomoedas, significa que elas estão apostando na valorização do ativo a médio e longo prazo.
Além disso, quando uma grande quantidade de ativos é movida de uma só vez, a ação pode criar uma distorção no mercado. Logo, se alguém saca 10 mil BTC de uma exchange, é possível que ela sofra problemas de liquidez. Isso pode fazer o preço do Bitcoin subir, de maneira inesperada.
Todos esses fatores contribuem para que as “sardinhas”, que são os pequenos investidores, fiquem de olho nas baleias.
Quanto Bitcoin as whales possuem?
A blockchain do Bitcoin é pública. Dessa maneira, é possível acompanhar todas as movimentações e os seus valores. Contudo, não há como saber quem são os donos das carteiras de criptomoedas.
Com base nos endereços, a plataforma BitInfoCharts estima que 2,26% dos endereços possuem quase 95% dos Bitcoins disponíveis no mercado. Isso indica que há uma concentração de criptomoedas nas mãos de poucas pessoas.
Esses 2,26% possuem aproximadamente 1,73 milhões de BTC, o que equivale a aproximadamente R$ 503 bilhões alocados na moeda digital.
No entanto, a situação pode ser ainda pior. Uma pessoa pode ter vários endereços; assim, é possível que a concentração seja maior do que a demonstrada pelo site.
Confira mais no Blog da BitPreço
Se você gostou do texto, acompanhe o Blog da BitPreço; toda semana, tem um assunto novo sendo discutido no site! No mais, para comprar BTC, Ethereum (ETH), cBRL ou Tether (USDT), entre no marketplace da BitPreço!
Leia também: