Como e onde guardar Bitcoin com Segurança?

Existe uma melhor maneira de como guardar Bitcoin e criptomoedas que seja 100% segura? Afinal, como e onde guardar seus criptoativos?

Criptomoedas não são brincadeira. Apesar de serem muito mais práticas em relação às moedas fiduciárias, elas precisam de cuidados próprios.

Por exemplo, caso você perca seus criptoativos, não há um banco para você recorrer. Uma vez transferidos, a perda é irreversível. Desta forma, é importante manter seus criptoativos em segurança.

Antes de comprar criptoativos, é preciso aprender primeiro sobre como custodiar suas posses e como proceder na movimentação dos mesmos, a fim de evitar uma perda irrecuperável.

Como guardar Bitcoin e criptomoedas?

Exchanges são pontes para que seja possível liquidar criptoativos por moedas fiduciárias, sendo o principal ponto onde traders habitam. Eles não possuem escolha, pois deixar criptoativos em exchanges faz parte dos riscos do negócio que eles desempenham.

Contudo, se você é marinheiro de primeira viagem, ou compra apenas para ter nos criptoativos uma reserva de valor, retire-os da exchange.

Apesar de serem fundamentais para trocar criptomoedas por moedas fiduciárias (Bitcoin por Real, por exemplo), elas são pontos únicos de falha. Caso um hacker encontre uma brecha de segurança e roube os fundos da exchange, seu dinheiro será perdido no montante levado.

Assim sendo, depois de usar, guarde suas moedas digitais em uma carteira externa.

Carteiras online

Conhecidas também como hot wallets, são opção para guardar suas criptomoedas em carteiras online, mas é bom ressaltar que elas não são totalmente seguras. Sim, elas são práticas, pois você pode movimentar com maior velocidade seus fundos e pode acessar de qualquer lugar. 

Como e onde guardar Bitcoin com Segurança?

Contudo, o mesmo pode ser feito por um hacker, que pode obter a senha de sua carteira de diferentes formas. A mais comum são os ataques de phishing, em que um hacker simula um e-mail ou uma página real e faz com que usuários incautos insiram suas credenciais, perdendo todos os seus fundos como consequência.

Não, também não é o fim do mundo. É possível utilizar procedimentos como autenticação em dois fatores (2FA) ou autenticação por dispositivo físico (U2F), que aumentam o nível de segurança.

De qualquer forma, as carteiras online são servidores, e carecem do mesmo problema das exchanges. Elas podem ser seguras, mas só até certo ponto.

Leia também: Investir em Bitcoin é seguro ou perigoso?

Guardar criptomoedas em carteiras móveis

Carteiras móveis estão disponíveis como aplicativos para o seu smartphone, especialmente útil se você quiser pagar por algo em bitcoin em uma loja, ou se você quiser comprar, vender ou enviar enquanto estiver em movimento. Todas as carteiras on-line e a maioria das desktop mencionadas acima têm versões para celular, enquanto outras – como Abra, Airbitz e Bread – foram criadas tendo em mente o celular.

Na BitPreço Wallet você tem sua carteira móvel de criptomoedas, para saber mais baixe o nosso App clicando aqui!

Guardar criptomoedas em Carteiras offline ou Hardwallets

As carteiras offline, ou em hardware, são dispositivos que não ficam conectados à internet. Isso garante que seus fundos sejam armazenados com segurança ao seu alcance, como um pen drive, impedindo que hackers invadam um servidor e roubem seus criptoativos.

Porém, nem tudo são flores. É possível que o usuário acabe conectando a carteira em um dispositivo infectado, ou utilizando um software falso disfarçado de atualização que roubará todos os fundos. 

De qualquer forma, é muito mais difícil roubar os fundos armazenados em uma cold wallet, como também são conhecidas as hardwallets ou carteiras offline . 

O consenso no mercado é que elas são as mais seguras para quem quer garantir a segurança de seus criptoativos. Porém, caso um usuário movimente pequenas quantias, nada impede que ele as guarde em uma carteira online.

Carteiras de papel

Talvez a mais simples de todas as carteiras, são pedaços de papel nos quais as chaves privada e pública de um endereço de bitcoin são impressas. Ideal para armazenamento a longo prazo de bitcoin (longe do fogo e da água, obviamente), ou para a oferta de bitcoins como presente, essas carteiras são mais seguras, pois não estão conectadas a uma rede. Eles são, no entanto, mais fáceis de perder.

Com serviços como o WalletGenerator e o BitcoinPaperWallet, você pode criar facilmente um novo endereço e imprimir a carteira na sua impressora. Dobre, sele e você está pronto. Envie algum bitcoin para esse endereço e, em seguida, armazene-o com segurança ou distribua-o.

As carteiras de bitcoin são seguras?

Isso depende da versão e do formato que você escolheu e de como você os usa.

A opção mais segura é uma carteira de hardware que você mantém offline, em um local seguro. Dessa forma, não há risco de sua conta ser hackeada, suas chaves serem roubadas e seu bitcoin ser roubado. Mas, se você perder a carteira, seu bitcoin desaparecerá, a menos que você tenha criado um clone e / ou mantido backups confiáveis ​​das chaves.

Como e onde guardar Bitcoin com Segurança?

A opção menos segura é uma carteira on-line, uma vez que as chaves são mantidas por terceiros. Também é o mais fácil de configurar e usar, apresentando uma escolha bastante familiar: conveniência versus segurança.

Muitos investidores sérios de bitcoin usam uma abordagem híbrida: eles mantêm uma quantidade básica e de longo prazo de bitcoin off-line, enquanto têm um “saldo de gastos” para liquidez em uma conta de celular. Sua escolha dependerá da sua estratégia de bitcoin e da sua vontade de ter a parte técnica mais aprofundada.

Como Comprar Bitcoin ou Ether?

Para comprar Ether ou Bitcoin é possível recorrer diretamente a vendedores peer-to-peer (ou P2P). Eles vendem o criptoativo diretamente, sem intermediação.

Contudo, é possível ainda comprar por meio de corretoras de criptomoedas, como a BitPreço. Na BitPreço, os melhores valores de compra e venda são informados em tempo real, visando garantir que o usuário sempre faça um bom negócio quando se trata de seus Ethers ou Bitcoins.

O livro de ordens agrupa os valores em diferentes exchanges, criando oportunidades de arbitragem para os profissionais que operam no mercado de criptoativos.

Para comprar Ether ou Bitcoins na BitPreço é muito fácil: basta se cadastrar informando um e-mail, nome completo e senha. Após, é necessário enviar os documentos pedidos no procedimento de KYC, a fim de resguardar o usuário em caso de invasão da conta. 

É um procedimento simples, que envolve enviar uma selfie com um documento de identificação com foto, e fotos contendo frente e verso do mesmo documento.

Após, basta fazer um depósito na BitPreço para carregar sua conta e comprar Bitcoins na exchange onde o valor está mais baixo. 

Conclusão

Todo investimento trás algum tipo de risco e com o Bitcoin não é diferente. Para isso, devemos estar sempre atentos às melhores formas de proteger nossas criptomoedas, armazenando-as de forma segura.

Antes de possuir qualquer bitcoin, você precisa de um lugar para guardá-los. Esse lugar é chamado de “carteira”. Em vez de realmente segurar seu bitcoin, ele mantém a chave privada que permite que você acesse seu endereço bitcoin (que também é sua chave pública). Se o software da carteira for bem projetado, parecerá que seus bitcoins estão realmente lá, o que torna o uso do bitcoin mais conveniente e intuitivo.

Na verdade, uma carteira geralmente possui várias chaves privadas, e muitos investidores de bitcoin têm várias carteiras.

As carteiras podem estar no seu computador e / ou dispositivo móvel, em um dispositivo de armazenamento físico ou até mesmo em um pedaço de papel. Esperamos que esse blog post tenha lhe ajudado a entender as diferentes opções de como guardar bitcoin e suas criptomoedas.

 
Por ser um assunto importante tanto para aqueles que querem investir a longo prazo como para aqueles que querem fazer negociações diárias, fique atento e não subestime a segurança de seus criptoativos.