Quais são os riscos de investir em criptomoedas?

Investir em Bitcoin (BTC) e outras criptomoedas apresenta alguns riscos. Não poderia ser diferente, já que nenhum investimento é isento de riscos. Por isso, é importante conhecer bem o terreno antes de colocar dinheiro nos criptoativos.

Assim, continue com a gente para entender um pouco mais sobre os riscos de investir em criptomoedas.

O que são as criptomoedas?

O blog da BitPreço tem uma porção de artigos diferentes sobre as principais criptomoedas do mercado. Dê uma olhada nos textos para entender sobre o Bitcoin, o Ethereum (ETH) e outros ativos.

Porém, de maneira geral, as criptomoedas são ativos descentralizados. A mais conhecida delas é o Bitcoin, seguida do Ethereum e do Tether (USDT).

Ao contrário das moedas convencionais, elas não são controladas por uma entidade central, mas sim registradas numa rede global.

Desse modo, as criptomoedas são úteis para quem está cansado dos desmandos de políticos e governos com as moedas convencionais.

Leia também:

Quais os tipos de criptomoedas que existem?

Corretoras de criptomoedas: conheça as melhores e mais confiáveis

Riscos de investir em criptomoedas

As criptomoedas são uma classe de ativos extremamente recente. O Bitcoin, que foi a primeira, surgiu apenas em 2009 e demorou anos para cair nas graças do mercado. Desde então, programadores criaram centenas de outras criptomoedas.

Porém, devido ao desconhecimento do grande público, o mercado das criptomoedas é um prato cheio para os golpistas. Isso demonstra a necessidade das pessoas ficarem atentas aos riscos, de maneira a investir da forma mais consciente o possível:

Volatilidade nos preços

Quais são os riscos de investir em criptomoedas?

Na imagem, está descrito o comportamento do preço do Bitcoin em 30 dias de negociações. Não raro, a moeda varia entre 5% a 10% num único dia; às vezes, até mais do que isso.

Para quem está acostumado a negociar na bolsa de valores, essa volatilidade pode assustar. Contudo, o Bitcoin e o Ethereum valorizaram historicamente. Assim, mesmo que tenha havido volatilidade durante o percurso, a tendência foi de alta, na tomada geral dos preços.

Entretanto, é importante ficar ciente de que o valor dos investimentos em criptomoedas pode variar significantemente no curto prazo.

Segurança contra vazamentos de dados

A tecnologia por trás do Bitcoin é bastante segura. Inclusive, nós explicamos isso num artigo recente. Contudo, os problemas costumam ocorrer no armazenamento das criptomoedas.

Existem várias carteiras disponíveis no mercado. Enquanto algumas são online, outras se parecem com pendrives. Vale a pena escolher a carteira com atenção, já que elas guardarão o seu dinheiro!

Além disso, é importante guardar a chave privada da carteira com cuidado e jamais repassar essa informação para outras pessoas.

Corretoras de criptomoedas

Escolher a corretora adequada de criptomoedas é importante para proteger os investimentos.

Há diversas opções no mercado, mas a maioria delas não é confiável. Dessa maneira, vale a pena utilizar a BitPreço, que é o maior marketplace de criptomoedas da América Latina.

Com a BitPreço, você faz apenas um cadastro. Porém, você tem acesso a diversas corretoras, o que facilita a sua vida na hora de negociar. Tudo é feito com a segurança, através da verificação de dados e documentos dos usuários.

Golpes com criptomoedas

Talvez, o problema mais comum – e fácil de evitar – são os golpes com criptomoedas. A aplicação desses golpes é comum pelas redes sociais, em especial no Twitter e no YouTube.

No caso, os golpistas prometem dobrar as criptomoedas que são enviadas para um determinado endereço.

Leia também: O que é Hardwallet: Vale a pena comprar?

No entanto, isso nunca acontece: quem envia dinheiro para um endereço desconhecido jamais vai ver ele de volta. Por isso, jamais envie criptomoedas para endereços desconhecidos na internet.

Gostou das dicas? Continue de olho no Blog da BitPreço para saber mais sobre as principais criptomoedas do mercado.