Pump and Dump: saiba tudo sobre o assunto

O pump and dump é uma estratégia utilizada por investidores para lucrar com a subida nos preços de determinados ativos. Porém, a prática é ilícita, já que se trata de uma modalidade de manipulação do mercado.

Quer saber mais sobre o tema? Vem com a gente!

O que é o pump and dump?

O pump and dump (“bombear e largar”, em inglês) acontece quando o preço de um ativo é inflado artificialmente por investidores maliciosos. Essa prática sempre foi comum ao mercado de ações, mas também acontece com alguns criptoativos novos.

Inicialmente, os fraudadores escolhem uma empresa cujas ações já possuem ou desejam comprar. Após, eles criam notícias falsas sobre o negócio, com a intenção de induzir o mercado ao erro.

Através da divulgação de balanços positivos, de uma aquisição milionária ou qualquer outra notícia favorável, os criminosos dão a entender, para os demais investidores, que as ações dessa empresa vão valorizar.

O mercado, tomado por um sentimento de euforia, começa a apostar cada vez mais alto nas ações, sem saber que as notícias são falsas. Enquanto isso, os fraudadores vendem as suas ações por um preço acima do normal e “pulam fora do barco” antes que os demais investidores descubram a farsa.

Leia também:

Criptomoedas baratas para investir em 2021

O que é WBTC? Tudo o que você precisa saber

Qual é o problema desta prática?

O pump and dump é um exemplo clássico de manipulação do mercado. Quem faz a regulação do tema, no Brasil, é a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Desse modo, na Instrução Normativa 08/1979, ela dispõe sobre o tema:

É vedada aos administradores e acionistas de companhias abertas, aos intermediários e aos demais participantes do mercado de valores mobiliários, a criação de condições artificiais de demanda, oferta ou preço de valores mobiliários, a manipulação de preço, a realização de operações fraudulentas e o uso de práticas não eqüitativas.

Isso significa que quem pratica o dump and pump pode enfrentar sanções civis, administrativas e até mesmo penais.

Por outro lado, é muito difícil comprovar essa prática. Com a internet, os investidores conseguem causar euforia no mercado sem, necessariamente, criar notícias falsas. Assim, pelo Twitter, Whatsapp e Telegram, alguns grupos “festejam” determinadas ações sem justificativa alguma.

Contudo, os investidores desavisados ou iniciantes acreditam na narrativa desses grupos e compram as ações, sem saber o que está por trás da valorização. Ademais, se investe por sentimento – ao invés de racionalidade – com frequência no mercado de ações.

E as criptomoedas?

Fazer um pump and dump com o Bitcoin ou com o Ethereum (ETH) é quase impossível. Ambas as moedas estão disseminadas pelo mundo; logo, é difícil fazer uma manipulação em escala mundial.

Entretanto, a história é diferente com as criptomoedas e os tokens DeFi récem-lançados. Alguns desenvolvedores abusam do desconhecimento do público para “inflar” projetos de criptomoedas. Dessa maneira, eles fazem a propaganda, lançam o token, vendem os seus estoques e somem do mercado.

No ano passado, o criador do token Sushi (SUSHI) foi acusado de ser um golpista. Pouco tempo após o lançamento do ativo, ele converteu as suas reservas de SUSHI em Ethereum e abandonou o projeto.

Por isso, é importante ficar atento aos projetos novos que envolvem as criptomoedas.

Compre de forma segura na BitPreço

Para ficar longe dos golpes, basta fazer o cadastro na BitPreço! Esse é o maior marketplace de criptomoedas da América Latina. Lá, você negocia BTC, ETH, Tether (USDT) e cBRL.

Com apenas um cadastro, você compra e vende de dezenas de exchanges e de milhares de outros usuários num só lugar.

Além disso, confira o Blog da BitPreço para aprender mais sobre o Bitcoin e outras criptomoedas!

Leia também:

O que é Bull e Bear market? Qual o significado?