O que são Utility Tokens? Conheça os tipos de tokens.

O mercado de criptoativos é revolucionário, e está em constante mudança. Dessa forma, entender o que são Utility Tokens, e outros tantos termos que surgem a todo momento, acompanhando as tendências, e compreendendo a finalidade de tantos ativos pode ser um grande desafio aos novos investidores.

Dentro de tantas possibilidades, ainda somo apresentados a mercados um pouco mais específicos. Os tokens, de forma geral, funcionam como exemplo dessa variedade. Esses ativos digitais são criados para serem utilizados em situações bem específicas, podendo envolver diversos setores, como empresas, jogos, música, entre outros. 

Já ouviu falar de utility tokens, e outras variedades de tokens do mercado, mas ficou sem entender? Fica tranquilo, porque embora esse seja um universo gigante, no artigo abaixo vamos dar detalhes para que você entenda definitivamente as especificações, e aplicações dos tokens no meio das criptomoedas. Confira.

Tipos de Tokens:

Quando analisamos o mercado, encontramos basicamente quatro tipos de tokens disponíveis:
– Os payments tokens, utilizados como meios de pagamento em remessas nacionais e internacionais, produtos, ou outros fins que busquem transferência de capital;
Utility tokens, ou tokens de utilidade, que trazem certos benefícios em termos de serviços e produtos aos seus detentores;
Security tokens, os quais se baseiam em valores imobiliários e títulos, e que possuem valor com maior volatilidade, baseado em suprimento e demanda do mercado;
– e NFTs (tokens não-fungíveis), que podem representar virtualmente qualquer tipo de item, seja ele real ou intangível, se tornando criptoativos colecionáveis exclusivos.

O que são Utility Tokens? Conheça os tipos de tokens.

Mas pra começar, o que é Tokenização?

A Tokenização é um processo fundamental para a viabilidade de vários projetos, e surge com a ideia de auxiliar na segurança de dados de diversas empresas, substituindo os dados reais por dados virtuais equivalentes.

Dessa forma, os dados passam a ter o mesmo formato dos dados reais, mas com toda a segurança que a criptografia tem a oferecer.

Esses dados ficam armazenados em um ambiente mais seguro, e o acesso a eles só é liberado através de uma senha de segurança.

Tudo sendo realizado por meio de computadores e softwares, dessa forma, tendo a participação humana sendo reduzida a zero.

A tokenização é uma solução para negociação desses ativos, permitindo dessa forma a negociação deles entre pessoas de qualquer lugar do mundo, a qualquer momento, com extrema praticidade e segurança.

Conheça 3 Vantagens da adoção da Tokenização na sua Empresa!

 O que é um Payment Token?

Tokens de pagamento tem como objetivo principal atuar com a finalidade de ser um método de pagamento de bens e serviços.

Funcionam como dinheiro virtual com transações protegidas por criptografia, tendo uso comum em e-commerce, por exemplo.

Alguns tokens dessa modalidade também são utilizados como reserva de valor, devido às suas características de escassez, e demanda do mercado.

E os Security Tokens?

Esses ativos podem ser considerados de investimento ou especulação. Isso quer dizer que são destinados a investidores que esperam obter uma valorização com esses ativos, a partir da volatilidade de mercado. 

Os investidores desse tipo de token recebem dividendos do investimento realizado, através de mais tokens. Isso dá aos seus detentores a possibilidade de recebimento desses lucros, assim como juros sobre essas ações no futuro. 

Para entender um pouco melhor, olhamos o conceito “Security”, que são ativos negociáveis, como por exemplo ações. De forma geral, obter um security token é como ter parte de determinado negócio, mas de forma virtual. Uma garantia.

Tudo isso ocorrendo através da Blockchain, trazendo agilidade, automação e simplicidade ao processo.

E afinal, o que são Utility Tokens?

Utility tokens são ativos descentralizados, que possibilitam o acesso a produtos ou aplicações descentralizadas (dApps) pré determinados, oferecidos por uma algumas empresas, assim como serviços de finanças descentralizadas (DeFi).

Esses ativos ficam armazenados na blockchain, garantindo sua segurança e transparência, e arquivam diversas informações de modo virtual. Assim, seus detentores podem utilizá-los com maior confiabilidade.

Um ponto comum ao pensarmos em ativos digitais, é sua especulação e valorização no mercado. O que não acontece com os utility tokens.

O significado por trás do termo utility é o de utilidade, ou seja, eles existem para solucionar problemas específicos, com agilidade, e de forma simples, e não como investimento. 

Uma comparação interessante para ajudar a entender essa utilidade é pensar nos pontos dos programas de milhas, ou programas de fidelidade. Mas esse seria apenas um pequeno pedaço, de um universo muito maior de possibilidades.

Exemplos de Utility Tokens

Um exemplo de utility token é o BRZ, uma stablecoin pareada com o real (que por sinal, é a principal stablecoin não pareada ao dólar do mundo), e que permite aos brasileiros acessarem diversas exchanges internacionais.

E ainda existem muitos outros, como o ether, que permite fazer transações com smart contracts na blockchain da Ethereum.

Há ainda um outro exemplo que ganhou muita força no mercado de forma recente, e está relacionado ao mundo dos jogos. Os modelos de jogos Play-To-Earn, como Axie Infinity, possuem seus tokens de utilidade, nesse caso, o AXS, que podem ter várias funcionalidades dentro do ecossistema do game.

Esse modelo voltado aos jogos pode funcionar como unidade monetária, como um token de governança (conferindo aos seus detentores a possibilidade de tomar decisões no andamento do jogo), e até mesmo para staking (onde os donos dos tokens podem manter o ativo, por um determinado tempo e ganhar recompensas por isso).

Você pode adquirir esses tokens em exchanges, ou ter acesso à eles à medida que avançar dentro do jogo.

E ainda temos os NFTs.

NFT é a sigla em inglês para non-fungible token, que em português seria um token não fungível. E quando tratamos do termo “não fungível”, estamos nos referindo a um bem único, que não pode ser trocado ou substituído por outro igual.

Um item exclusivo, que possui certificação digital de propriedade, podendo ser visto e confirmado por todos, embora não pode ser alterado.

Praticamente tudo pode se tornar um NFT, desde quadros físicos e digitais, memes, vídeos, posts de redes sociais, momentos icônicos do esporte, músicas, e muitas outras coisas.

O que são Utility Tokens? Conheça os tipos de tokens.

Utility Tokens no mundo da música?

Entre tantas possibilidades, existem alguns projetos que se destacam por trazer ideias inovadoras, e que prometem grandes mudanças no mercado. 

Um exemplo que tem chamado a atenção é o projeto da Ichello, uma empresa de Minas Gerais que tem apresentado uma nova visão sobre os NFTs, e como o mundo da música pode se integrar de forma inovadora às criptomoedas.

A Ichello traz a possibilidade de comprar direitos autorais de diversas músicas, obter NFTs que dão acesso exclusivo a camarins, viagens com artistas, e outros produtos exclusivos, como instrumentos musicais para colecionadores.

Uma outra possibilidade também trabalhada pela plataforma é com a comercialização de royalties artísticos. Um exemplo dessa aplicação pode ser visto com a cantora Mylena Jardim, vencedora do reality show The Voice Brasil, transmitido pela Rede Globo. Uma porcentagem dos royalties de suas músicas estão à venda, e os rendimentos acontecem de forma passiva, ou seja, a cada play executado nas plataformas de streaming musical em que a música estiver disponível, os investidores recebem.

E para que esse ecossistema funcione, o utility token ELLO tem papel fundamental. Ele é o token nativo da plataforma, e serve como acesso, isto é, uma porta de entrada para obter os produtos e serviços oferecidos. 

A plataforma da BitPreço negocia com exclusividade o token ELLO, trazendo como benefício extra para os investidores, a Taxa 0% em saques e depósitos pela rede BNB chain.

Letras, canções, ingressos, imagens exclusivas, toda a experiência audiovisual será tokenizada. Esses tokens são lastreados em parcerias empresariais voltadas ao show business, dando aos compradores, a possibilidade de utilizá-los para diversas finalidades, ou ainda guardá-lo, esperando uma valorização do mercado de criptoativos. 

UTILITY TOKENS E NFT DE MÚSICA, CONHEÇA ESSA REVOLUÇÃO AUDIOVISUAL

Nesse vasto universo de ativos digitais, é cada vez mais importante que possamos identificar quais são os tipos de tokens disponíveis no mercado, a fim de ter mais convicção e segurança ao decidir onde colocar seu dinheiro, no que faz mais sentido para sua estratégia e perfil de investimento.

Assim como também podem ser ótimas alternativas, se você estiver do outro lado da história, buscando tokenizar algum ativo. 

De forma geral, os tokens tem se apresentado como uma forma inovadora, e muito democrática de realizar os mais variados investimentos, pois dão a oportunidade de que que qualquer pessoa tenha acesso a grandes investimentos, sem a necessidade de grande capital.

Além de representarem mais uma forma de diversificação para sua carteira de investimento, dessa maneira trazendo ainda mais variedade, e possibilidades que o mercado tradicional pode oferecer.

Na BitPreço você encontra opções de Utility Token para comprar, de forma acessível, e segura. Você pode começar a investir em tokens como por exemplo Axie Infinity (AXS), BRZ Token, e ELLO por um preço e condições incríveis.