O Blockchain ainda vai causar muito impacto no mundo todo

Como o Bitcoin se torna parte do sistema financeiro global, o blockchain ainda pode provar os ideais utópicos de sua criação

Bitcoin não é mais uma palavra suja

O bitcoin foi criado após a crise financeira de 2008, em parte como uma reação a ver os maiores bancos do mundo arruinando a vida de milhões de pessoas através de práticas ignorantes, gananciosas e corruptas.

Uma entidade com o nome de Satoshi Nakamoto publicou um artigo descrevendo como a criptografia poderia ser a base de uma nova moeda digital que removeria o aspecto humano falível usando algo chamado blockchain para validar transações sem uma instituição para subscrevê-las.

O Bitcoin foi o resultado final dessa proposta e aqueles que tiveram oportunidade, abraçaram-na. Não surpreendentemente, os economistas e banqueiros zombaram, usando a mídia inicialmente para rotulá-la como uma ferramenta para os criminosos lidarem com drogas e financiarem o terrorismo. No entanto, quando essas alegações começaram a ter menos impacto, começaram a chamá-lo de fraude e esquema Ponzi (piramide).

Apesar de todos os insultos que os mestres do universo econômico, como Jamie Dimon e Warren Buffet, acumularam, o Bitcoin continuou a crescer em parte por causa de sua capacidade de 21 milhões de moedas. Esse detalhe de seu design, garante que sempre será escassa, tornando-se uma fonte atraente de riqueza, como o ouro, e assim os investidores começaram a comprá-la, o que levou ao aumento de preço de 2017.

Agora que o dinheiro institucional está exigindo seu pedaço de Bitcoin, os mesmos parceiros de Wall Street que estavam falando mal a apenas alguns meses atrás, estão se mudando para o espaço. A partir de dezembro de 2017, o CME Group e o Cboe Global Markets começaram a negociar em futuros de Bitcoin. O JP Morgan Chase fez o mesmo no início deste mês abrindo o primeiro balcão de Wall Street para negociar ativos digitais, e até mesmo a Bolsa de Valores de Nova York anunciou que vai “montar uma plataforma online para comprar e deter bitcoins”.
Ter as mesmas instituições que criaram o colapso financeiro de 2008 ao lado do bitcoin, e imaginar que elas vão  inevitavelmente dominar o espaço de criptomoeda, deixa em sinal de alerta os interessados. Como os bancos influenciam fortemente os aspectos regulatórios ainda em desenvolvimento da criptografia, como o anonimato e a descentralização, fatores que a tornam atraente para os pensadores livres, em primeiro lugar,  podem muito bem desaparecer.

Leia também:

Futuro do Ethereum: veja previsões de preço para esta criptomoeda

O potencial da tecnologia Blockchain

O que não pode ser adulterado é o potencial do blockchain para manter vivo o espírito igualitário, com o qual o Bitcoin foi concebido. Como está descrito no livro de Don e Alex Tapscott, Blockchain Revolution, um blockchain “é um livro digital incorruptível de transações econômicas que pode ser programado para registrar não apensas transações financeiras, mas virtualmente tudo de valor”

Naturalmente, essa capacidade será usada pelas corporações para maximizar a lucratividade, mas também já está sendo usada em países em desenvolvimento para estabelecer títulos de terra, criar bancos de compartilhamento de energia, distribuir água potável e rastrear as condições de trabalho dos trabalhadores mais explorados.

A tecnologia Blockchain ainda tem o potencial de satisfazer as aspirações da Satochi e dos primeiros adeptos da Bitcoin de ter uma rede de transações descentralizadas e confiáveis, trabalhando fora do alcance da ganância e da ignorância para fazer as pessoas viverem melhor

Texto extraido de www.newsbtc.com – Tradução Livre.

Cansados das altas comissões das corretoras, criamos o Clube Bitcoin, a primeira Exchange Brasileira isenta de taxas comissionais, possibilitando que você alcance o máximo. Conheça o projeto e faça as contas!

Leia também:

OTC: o que é e como operar?

Onde e como guardar e armazenar Bitcoin com Segurança?