O Bitcoin é seguro? Vamos descobrir!

O Bitcoin é seguro? Vamos descobrir!

Se você pesquisa sobre investimento, com certeza já se perguntou: O Bitcoin é seguro?  Podemos te afirmar que sim, o Bitcoin é seguro. Entretanto, melhor do que somente falar, vamos te explicar  no texto abaixo:

A criação da moeda independente:

O Bitcoin foi criado no dia 31 de outubro de 2008 por Satoshi Nakamoto, com a finalidade de criar uma criptomoeda com um sistema chamado “peer-to-peer” (ponta a ponta), ou seja, uma moeda que não tem necessidade de intermediários, como bancos ou governos. Além de contar com uma rede descentralizada, dessa forma os usuários conseguem transacionar Bitcoin de qualquer lugar do mundo.

Apesar de não ser um investimento tradicional, essa moeda vem ganhando cada vez mais força dentro do mercado. O BTC é uma moeda democrática e acessível, já que podemos comprar com pouco dinheiro e por ser uma cripto divisível até a 8ª casa decimal, isso significa que ao invés de possuir 1 Bitcoin, você pode ter a partir de 0,00000001 BTC.

O Bitcoin pode ser considerado uma “moeda independente“, já que não possui nenhum governo ou banco intermediando a movimentação da moeda, todas as suas transações acontecem e são validadas de  forma descentralizada e transparente através do blockchain.

O  Bitcoin é seguro e nunca foi hackeado

Dentro dos 14 anos de funcionamento, essa moeda nunca foi hackeada. Afinal, os sistemas utilizados pela rede tornam o funcionamento do Bitcoin extremamente seguro. Vamos entender melhor!

A proteção do Bitcoin:  Blockchain

O que torna o Bitcoin seguro para seus usuários, é a sua rede Blockchain. Com esta tecnologia, é possível que qualquer pessoa consiga verificar todas as transações realizadas com a moeda desde a sua criação.

O Blockchain (cadeia de blocos, em português) une informações que se conectam por meio da criptografia, a fim de garantir que as transações realizadas com o Bitcoin sejam visualizadas por qualquer pessoa.

Esse banco de dados surgiu com o intuito de possibilitar transações descentralizadas e autônomas. Dessa forma, os usuários conseguem enviar bitcoin de qualquer lugar do mundo de forma mais rentável e segura. 

O Bitcoin é seguro? Vamos descobrir!


O que diferencia esse banco de dados dos outros é a sua
descentralização.  Afinal, qualquer computador tem acesso à mesma informação e ao histórico de todas as transações realizadas com a moeda desde a sua criação.   

E como fazer as validações? Te apresentamos o Proof of work:

As validações da rede Blockchain se dão através do PoW (Proof of work ou Prova de trabalho, em português), esse sistema registra e valida todas as operações do Bitcoin, além de garantir a segurança da rede. Mesmo que o PoW seja fácil de ser verificado por qualquer pessoa, a validação possui um custo elevado e leva tempo para ser realizada. Os responsáveis pelas validações devem resolver funções complexas através de um grande poder computacional, que aumenta sua dificuldade conforme o número de validadores cresce.

Ao concluir a validação das transações, as pessoas responsáveis são recompensadas em Bitcoin. Os validadores são também chamados de “mineradores de Bitcoin”.  Os mineradores realizam todo o processo de garantir as novas entradas de Bitcoin no mercado.

Qualquer pessoa com acesso à internet, à blockchain do Bitcoin e com um bom poder computacional pode fazer a mineração do Bitcoin, em virtude disso, existe uma grande competição no mercado, já que o primeiro minerador a validar o problema matemático é quem recebe a recompensa.

Com a finalidade de garantir a segurança da moeda, a validação requer muitas tentativas até a solução. Dessa forma, os hardwares utilizados precisam possuir um grande potencial tecnológico, para que os mineradores consigam auditar, verificar e assim emitir novas moedas para o mercado.

Esse grande esforço computacional para validar as transações tornam o Bitcoin seguro, pois não seria rentável um ataque cibernético. Já que para hackear o Bitcoin, seria necessário assumir mais de 50% da mineração e isso geraria um custo muito elevado. 


Quais são as vantagens em investir em Bitcoin?

 

Investir em Bitcoin é uma forma segura de se proteger contra a inflação, pois essa moeda tem um limite de criação e não existe a possibilidade de forçar a criação de novas moedas quando esse limite for atingido.

O Bitcoin é seguro? Vamos descobrir!

As ofertas do Bitcoin se dão através da oferta e demanda, pois se trata de uma moeda escassa devido ao seu limite de criação. Desse modo, podem existir apenas 21 milhões de moedas no mundo e atualmente  possuímos 19 milhões no mercado.

Acima de tudo, o Bitcoin é uma moeda deflacionária. Isso acontece devido ao “Halving”, um processo que a cada 4 anos reduz pela metade o número de novos Bitcoins em circulação. O Halving se repete até que a quantidade de novos Bitcoins chegue a zero.

Depois desse processo o preço do Bitcoin tende a se valorizar, porém apesar de ser uma tendência, esse processo pode ocorrer aos poucos,  entre altas e baixas.

Além disso, se a demanda da moeda aumenta, o preço da moeda sobe também, já que a oferta não acompanha a demanda

Nesse sentido, a inflação é controlada pois além da cripto ter um limite máximo de criação, o Bitcoin não é uma moeda tangível, ou seja, não é possível imprimi-la. Após atingir a quantidade máxima definida desde sua criação, não será possível emitir mais Bitcoins. 

O governo pode interferir no funcionamento do Bitcoin?

Certamente, não é nenhuma novidade que todas as ações tomadas pelo governo impactam em toda a nossa economia. Portanto, você pode estar se perguntando, será que o governo pode impactar no Bitcoin? A resposta é não

Por se tratar de uma rede descentralizada,  a proibição por parte do governo não é vantajosa. Existem dezenas de milhares de computadores ao redor do mundo com a rede rodando e para impedir o funcionamento da moeda seria necessário desligar a internet do mundo inteiro.

O Bitcoin não possui dono ou sede da empresa , por ser uma moeda dissociada. Portanto, mesmo se o governo quisesse ir atrás dos mineradores e das pessoas que possuem Bitcoin, seria impossível chegar em toda a rede.

De forma geral, o Bitcoin é seguro?

Sim, o Bitcoin é seguro. Conseguimos concluir isso devido a todos os processos necessários para que seu funcionamento ocorra, e devido a alta tecnologia por trás de todo o seu mecanismo .

Investir em Bitcoin é investir em transparência, autonomia e segurança que as moedas tradicionais não oferecem. Conseguimos transacionar a criptomoeda de qualquer lugar do mundo, sem limite e em qualquer horário do dia ou da noite.

Em virtude do Bitcoin contar como uma das redes mais seguras do mundo, podemos afirmar a segurança da moeda.

Em conclusão, o Bitcoin e sua rede são transparentes, imutáveis, descentralizados e despedem de alto poder computacional para funcionarem e assegurar a segurança de suas transações.