ETF de Bitcoin e criptomoedas: saiba como funciona e se vale a pena

Hoje, vamos te ajudar a entender tudo sobre o que é ETF de Bitcoin e criptomoedas, e garantir que até o fim deste material você já esteja preparado para colocar em prática o método mais eficaz de ganhar dinheiro com moedas digitais.

Contar com a sorte não é o melhor dos casos, não é mesmo? É por essa questão que é tão justo dizer que investir em Bitcoins, pode ser uma tarefa completamente arriscada, até mesmo para aqueles investidores veteranos que já conhecem os macetes básicos deste mercado.

Embora algumas pessoas se tornem realmente bem sucedidas neste ramo, como é o caso de Elon Musk e Ray Dalio, a coisa pode mudar completamente para o empreendedor iniciante.

E é pensando nisso, que trouxemos neste artigo uma nova forma de investir em criptomoedas, sem ser necessariamente através das tão famosas Bitcoins. Vamos ver?

Entenda agora o que é ETF

ETF (ou em inglês, “Exchange Traded Fund”) se refere a um fundo de investimentos baseado em índices da Bolsa de Valores (a B3).

Para sermos mais claros, é como se esses fundos fossem um grande barril, e através deles, é possível adicionar tantos ativos digitais, como também ações da Bolsa.

Para considerar nosso exemplo, está o BOVA11, que é um dos ETFs com maior demanda na Bolsa de Valores; nele, existem diversas ações de algumas das maiores empresas do Brasil, tais como Petrobras, Ambev, Banco do Brasil, e muitas outras.

E a grande vantagem dos ETFs, é que nele você pode investir seu dinheiro de forma que se opere de acordo com qualquer mercado que você não tem tanto conhecimento, porém, que há uma grande demanda, isto é, a valorização.

ETF de Bitcoin e criptomoedas: saiba como funciona e se vale a pena

Para resumir, ETFs é como se fossem uma rede de Ações, que tem como foco se assemelhar com alguns dos índices do mercado – inclusive, eles podem tanto “copiar” as métricas de algumas Ações, quanto serem categorizados como ETFs de Renda Fixa.

E, é a partir deste ponto que vamos te explicar o que é – de fato – um ETF de Bitcoin (e criptomoedas), afinal, os dois termos se assemelham entre si. Bora entender?

O que é ETF de Bitcoin e criptomoedas e como Funciona?

No Brasil, o termo ainda é pouco conhecido, visto que só em 2021 a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou os primeiros ETFs de Bitcoin e criptomoeda no país.

O primeiro, criado pela QR Capital, e o segundo – respectivamente – pela fintech Hashdex.

Para entender como um ETF de Bitcoin funciona, é só imaginá-lo como os próprios ETFs, isso porque, estes ETFs têm como foco principal mensurar as flutuações das criptomoedas no mercado.

Dessa forma, um ETF de Bitcoin monitora os rendimentos de cada um desses ativos, como forma de trabalhar com os retornos do seu fundo de investimento, bem como, daqueles traders que investiram nele.

Exemplo claro da execução dos ETFs de criptomoeda, é o ETF BOVA11, que como você já deve ter percebido, se refere ao Índice Bovespa (B3).

Quando este índice recebe grande demanda por negociações, o ETF sobe; por outro lado, à medida que as negociações diminuem e o Ibovespa cai, os investidores perdem dinheiro.

Este cenário é o que chamamos de renda variável, pois não é possível determinar quanto de ganhos serão obtidos a longo prazo, se tornando um investimento de risco.

Bom exemplo disso, é a própria B3, que em 2019 fechou o ano com um balanço positivo e, em contrapartida, no ano de 2020, fechou com mais de 10% negativo.

Além disso, no mercado financeiro mundial existem alguns índices que são utilizados para monitorar as flutuações das criptomoedas – esses índices podem (e devem) ser usados para monitorar os ETFs.

Se está com dúvidas de quais são eles, então fica ligado, separamos uma lista com os principais do mercado. Confira:

  • Índice de Bitcoin dos contratos futuros da Chicago Mercantile Exchange (CME);
  • Índice S&P Bitcoin Index;
  • Nasdaq Crypto Index (NCI);
  • S&P Crypto Mega Cap Index;
  • S&P Ethereum Index.

Muito de um ETF de Bitcoin se diz a forma como eles são executados, uma vez que sua gestão é realizada através do que chamamos de gestão passiva.

Isto é, os investidores se baseiam em índices que já foram elaborados e, portanto, só devem se comportar de forma igual para obter resultados similares ou até maiores que o índice mensurado.

Lembre-se também de que, apesar de um ETF de criptomoeda ser igual ao ETF de Bitcoin, nem sempre seguirão os mesmos índices.

Por exemplo, o ETF da Bitcoin se baseia no índice da CF Benchmarks, já o ETF de criptomoedas seguirá o modelo de seis tipos de criptomoedas, baseando-se na Nasdaq Crypto Index.

Leia também:

Market cap do Bitcoin e criptomoedas: que é e como funciona?

Vale a pena investir em Bitcoin? É um bom investimento em 2021?

Vale a Pena Investir em ETF de Bitcoin e Criptomoedas?

Existem muitas vantagens em negociar ETFs de Bitcoin ou de criptomoedas, afinal, este tipo de investimento é feito para aqueles pequenos investidores que desejam adentrar neste mercado e, deste modo, ter a certeza se é rentável realizar grandes negociações ou não.

Além disso, a Bitpreço.com está aqui para te auxiliar, e não jogar um monte de ofertas e informações que não vão te levar a lugar nenhum – nossa missão é fazer o dinheiro trabalhar para você, e não o contrário.

Portanto, continue acompanhando para conhecer todas as vantagens do ETF de Bitcoin e de criptomoedas, de maneira clara e objetiva.

#1 – Acessibilidade

Nada melhor que comprar moedas e ativos digitais de um jeito bem fácil, não é mesmo? Pois os ETFs de criptomoeda e Bitcoin te dão isso.

A liberdade de comprar criptomoedas aqui, é a primeira vantagem ao investir nesse mercado, uma vez que você estará negociando diretamente pela Bolsa de Valores – e como você mesmo sabe, este tipo de compra é muito segura.

#2 – Segurança

Sabia que ao investir no mercado de ETF de Bitcoin e criptomoedas, você conta com a proteção da CMV e com taxas exclusivas da sua corretora? É isso mesmo!

Existem um monte de corretoras por aí que cobram taxas baixíssimas em comparação com as exchanges (corretoras de criptomoedas); inclusive, muitas delas nem fazem essa cobrança.

Pense nisso como mais segurança para o seu bolso, já que a maioria destas organizações ainda não estão de acordo com as leis regulamentadoras.

#3 – Diversificação

Já te explicamos isso, mas não há porque não falarmos de novo: uma das grandes vantagens de investir neste tipo de ETF, é a diversificação.

Ao negociar apenas um ativo, as chances de você ter um prejuízo a longo prazo, serão muito maiores, isso porque, você estará investindo em uma moeda que não opera de forma sustentável, mas com oscilações.

ETF de Bitcoin e criptomoedas: saiba como funciona e se vale a pena

E em ETFs de Bitcoin e moedas digitais, isso não acontece, uma vez que você estará negociando com vários ativos ao mesmo tempo – Lembra do exemplo do barril?

Comprar Criptomoedas diretamente ou por ETFs?

Existem muitas questões que devem ser levadas em conta na hora de comprar um ativo, porque como você bem viu, é possível também comprar criptomoedas e Bitcoins através de ETFs.

Sendo assim, aquela velha pergunta aparece: qual a melhor opção na hora de investir em criptomoedas? Não seria comprando diretamente?

A resposta é: depende muito dos resultados que você deseja projetar lá na frente.

Comprar diretamente, é para aquele público que já tenha uma base de conhecimento acerca deste tema, destinada a aquelas pessoas que se sentem alinhadas com o seu propósito – veja que existem uma série delas: Doge Coins, Binance Coin, Ethereum, e por aí vai.

Agora, ETFs, são indicados para aquele público que pretende lucrar em cima desta compra, isto é, lucrar em cima do ROI.

Além do mais, existem muitos riscos nessa operação, uma vez que comprar criptomoedas direto de uma exchange não é lá uma tarefa muito segura.

Exemplos disso são as próprias exchanges que muitas vezes são hackeadas por criminosos, quando isso acontece, as chances de você ver todo o seu investimento em criptomoedas ir por água abaixo, são imensas.

E como as moedas virtuais não são regulamentadas por nenhum órgão fiscalizador, não existirá nenhuma garantia para que você consiga ressarcir o que foi negociado.

E nota, ainda nem falamos sobre as taxas das exchanges que muitas vezes cobram valores exorbitantes para alocação destas moedas – Já dá pra prever os riscos de longe, não é?

Portanto, se o que você deseja é expandir seus lucros, a melhor opção será investir em ETFs, pois elas são opções menos arriscadas e não comprometem tanto o seu bolso. Entendeu?

Conclusão

Entre comprar criptomoedas ou bitcoins diretamente de uma exchange ou por meio de ETFs, dependerá somente de você, afinal, só você sabe o que é melhor para o seu bolso, e quais resultados deseja obter a longo prazo.

Mas é claro, esteja ciente de que tanto as criptomoedas, quanto o mercado de ETFs, oscilam bastante, então, nem sempre poderá mensurar quais serão os retornos a serem obtidos.

No entanto, as ETFs de Bitcoin e criptomoedas são a melhor opção na hora de entrar no mercado de moedas digitais, isso porque, há mais segurança, acessibilidade e diversificação – vantagens estas, que farão total diferença na hora de obter retornos lucrativos.

E aí, conseguimos responder a sua dúvida sobre o que são as ETFs de criptomoedas e Bitcoin, e como elas funcionam? Temos certeza que sim, mas se restou alguma dúvida, não hesite em nos chamar. Estamos de prontidão!

Ah, e não deixe de compartilhar com sua família, assim, quem sabe algum deles não se torne o novo lobo de Wall Street? Já pensou?