Diversificação de carteira e investimentos: o que é e como fazer?

Hoje em dia, muitos investidores têm apostado na diversificação de carteira e investimentos como forma de reduzir prejuízos e de garantir lucros a longo prazo.

Tanto o mercado de ações quanto o de criptomoedas, são baseados em variáveis, isto é, não há uma renda fixa que poderá se acumular ao longo do tempo, mas sim, um conjunto de fatores e aspectos que podem impactar de forma positiva ou negativa em seus ganhos.

É claro que, embora seja uma estratégia vantajosa para qualquer investidor – seja você veterano ou novato – diversificar não significa o mesmo que sair apostando em todas as aplicações que surgem por aí.

Muito pelo contrário, essa é uma técnica utilizada até mesmo por Warren Buffet – um dos maiores investidores do mundo.

E no mundo atual, qualquer pessoa pode utilizar desta estratégia, mesmo aquelas que possuem pouco dinheiro na conta.

Portanto, que tal aprender dicas confiáveis para ter uma carteira de investimento bem diversificada, além de descobrir os erros mais comuns de quem planeja adotar esta técnica. Vamos lá?

O que é Diversificação da carteira de Investimentos? Como fazer?

Seja no mercado de ações ou de criptomoedas, todo mundo sabe: qualquer investimento está sujeito a algum tipo de risco – mesmo aqueles considerados extremamente seguros.

Portanto, existem uma série de fatores que podem comprometer consideravelmente o bolso do investidor, como por exemplo, as legislações, a volatilidade dos investimentos e até mesmo aquelas interferências causadas pelo próprio governo.

Sendo assim, muitas pessoas têm apostado na diversificação de carteira e investimentos, que nada mais é do que investir em diversos tipos de investimentos, de forma a descentralizar os recursos em uma única aplicação.

Esse processo também é um dos princípios fundamentais do gerenciamento de riscos.

Diversificação de carteira e investimentos: o que é e como fazer?

Portanto, o investidor que deseja reduzir possíveis prejuízos, deve fazer isto através do investimento de diversos ativos, de modo que não tenham similaridade entre si, além de não terem influência sobre eles mesmos.

Assim, é possível reduzir riscos, e expandir as chances de bons retornos sobre investimento.

Por que é tão necessário apostar na Diversificação de Carteira e Investimentos? O que deve conter?

Como dissemos, investir em uma carteira de aplicações diversificadas pode não ser só bom para o seu bolso que garantirá bons resultados a longo prazo, como também na redução de riscos que podem comprometer todo o seu capital.

É claro que para isso se tornar uma estratégia de sucesso, é necessário colocar em prática algumas maneiras, como por exemplo:

  • Investimentos em ativos físicos: ideais para proteção do patrimônio, reduzindo por completo seus riscos de desvalorização;
  • Investimentos em aplicações que travem a rentabilidade em um determinado teto: estes investimentos são muito comuns em operações hedge, por exemplo;
  • Investir em aplicações que geram retornos previsíveis – e menores –, tanto como aqueles que geram retornos mais rápidos, porém, que apresentam mais riscos ao longo do tempo.

Como você notou, apostar suas finanças em diversos ativos diferentes é possível graças às opções que uma diversificação de carteira e investimentos oferecem. Demais, não acha?

Mas não se engane: apesar de existir alguns conceitos-chave na hora de investir neste tipo de aplicação, nem toda carteira de investimentos será relativamente similar a outra, variando assim, de perfil para perfil.

De forma geral, quanto mais você diversificar sua carteira, melhor serão os resultados que ela te entrega.

Para entender mais sobre o que estamos falando, separamos uma lista com os principais riscos que podem ser reduzidos com a diversificação de carteira e investimentos. Confira:

  • Risco sistêmico: estes riscos se referem a eventos que podem comprometer todos os investimentos de maneira generalizada, tais como uma crise econômica, ou mesmo interferências do próprio governo;
  • Riscos de liquidez: ou seja, são os riscos de não se conseguir o resgate do dinheiro quando necessário;
  • Risco setorial: como o próprio nome já diz, se referem a aqueles setores da própria economia, como por exemplo, a pandemia da Covid-19 que afetou diversas ações de empresas devido à queda nos movimentos de diversos centros comerciais;
  • Risco de crédito: este tipo de risco se diz a aquelas instituições que podem não ser capazes de quitar seus investimentos em dia – acarretando prejuízos para o bolso do consumidor;
  • Risco de mercado: talvez o mais comum, o risco de mercado se refere a queda nos preços dos seus ativos, resultando assim, em prejuízos para os seus investimentos.

4 Dicas para Diversificar seus Investimentos Agora Mesmo

Sem enrolações, que tal aprender – de fato – como diversificar seus investimentos na prática? Para saber mais, continue lendo!

#1 – Identifique suas Metas Financeiras

A primeira dica para começar a sua diversificação de carteira e investimentos não poderia ser mais importante do que realizar uma avaliação detalhada sobre os seus objetivos e o horizonte de tempo pretendido para as aplicações.

Estes fatores são características importantes para determinar os ativos que serão investidos na sua carteira.

Diversificação de carteira e investimentos: o que é e como fazer?

Por exemplo, metas que operem a curto prazo e tenham seus valores bem definidos, normalmente consideram-se aqueles investimentos com maior previsibilidade, como são os casos de aplicações em renda fixa.

Porém, quando falamos sobre metas que permitem uma flexibilidade de tempo maior, é considerado investir em aplicações como fundos de investimento ou mesmo ações.

#2 – É Importante se Preparar para o Mercado Econômico

Tudo feito, é hora de avaliar quais serão os impactos do mercado econômico para as suas finanças, isto é, o que pode interferir negativa ou positivamente nos seus investimentos.

Por exemplo, alguns fatores que devem ser levados em conta, podem estar relacionados às taxas de juros que podem impactar diretamente na realização das suas metas, bem como os índices de alta da inflação, entre outros aspectos como a taxa de câmbio.

Portanto, você pode considerar uma diversificação de carteira e investimentos em aplicações que funcionem como alternativas de proteção para o seu capital, uma vez que estará operando de acordo com o cenário em que estiver.

Leia também:

Qual a previsão para o Ethereum (ETH) no futuro e longo prazo?

#3 – Aplique em Diferentes Categorias de Investimentos

Existem muitas categorias de aplicações disponíveis no mercado que são adequadas aos seus objetivos estabelecidos, no entanto, é fundamental avaliar a diversificação de carteira e investimentos dentro destas categorias.

Um bom exemplo disso, é ao aplicar seu capital em renda variável: independente do grupo em que ele esteja, é essencial investir em ações de setores diferentes que reagem de formas distintas em prováveis cenários econômicos.

Você pode até estar pensando: mas como assim?

Imagine o seguinte: em um cenário financeiro que depende mais dos fatores externos, como para as ações de empresas exportadoras, o ideal seria investir conjuntamente em ações de empresas varejistas que se beneficiam de um cenário de crescimento em consumo interno.

Por outro lado, se tratando de renda fixa, além de investir em diversos dos indexadores disponíveis, é importante aumentar o leque de oportunidades investindo em um número de emissores maior.

Você pode até mesmo contratar estes trabalhos através de uma corretora que ofereça diversas destas opções.

#4 – Nada de Investimentos Caros

Atualmente já não é mais preciso investir em aplicações que sejam custosas para o seu bolso, isso porque, hoje em dia o mercado financeiro já não é mais dominado pelas grandes instituições bancárias que predominavam anos atrás.

Muitas destas instituições ofereciam transações caras de acordo com as taxas de juros básicas, isto é, a tão popular taxa Selic.

No entanto, à medida que a Selic foi despencando, a forma de se fazer novos investimentos também mudaram.

Hoje em dia, existem uma série de corretoras que oferecem taxas baixíssimas, com opções de investimentos dos mais variados possíveis – portanto, vale a pena conferir detalhadamente cada agência que deseja realizar suas movimentações.

Aqui mesmo na Bitpreço.com você encontra uma dezena de corretoras com preços acessíveis e que valem a pena para o seu bolso. Confira mais neste artigo!

Vale a Pena Diversificar Carteira em Bitcoins e Criptomoedas?

Atualmente, muitos investidores têm enfrentado uma série de problemas relacionados ao mercado econômico, especialmente se estivermos falando sobre as taxas de juros negativas de muitos países, além da emissão de dinheiro desenfreada de alguns governos.

Diante disso, podemos afirmar que ano após ano, diversas instituições bancárias e pessoas de todo o mundo estão com a sua estabilidade financeira comprometida devido à crise de poupança.

Seja por conta do alto endividamento, da deficiência de políticas monetárias, como até mesmo de ativos de baixo rendimento.

Portanto, muitos investidores tem tido uma série de dificuldades ao tentarem atingir suas metas almejadas.

É diante desta questão que entram os ativos que não estão relacionados diretamente aos investimentos tradicionais e que trazem retornos sobre investimento cada vez mais satisfatórios, isto é, a diversificação de carteira e investimentos em criptomoedas.

Por este ser um ativo que não tem relação alguma com nenhuma instituição bancária ou mesmo governos, os impactos das altas e quedas de determinadas moedas, como o ouro, Dólar, ou mesmo o Real, não impactam em nada em sua cotação de mercado.

Por assim dizer, Bitcoins e criptomoedas são excelentes oportunidades de investimentos em resultados únicos que impactam diretamente entre os riscos e retornos de uma carteira diversificada.

Sem contar, é claro, que esta é uma oportunidade em cheio de maximizar o seu potencial de lucratividade.

Você também pode pensar nisso como mais inovação para o seu portfólio de investimento, uma vez que estará trabalhando com um dos ativos mais novos do mercado financeiro, em relação aos demais.

Também, estas moedas – em especial o Bitcoin – cumpre um papel importante pelo mundo, oferecendo a possibilidade de pagamentos em (praticamente) quaisquer lugares do mundo.

Por exemplo, o próprio Bitcoin já é considerado como ouro digital, por se tratar de uma moeda simples, capaz de realizar quaisquer tipos de transações e valorizada em todo o planeta.

Todavia, vale lembrar que deixar de investir em criptomoedas pode ser ruim para a sua vida financeira, afinal, são estes ativos que moldam dia após dia o cenário econômico global.

Promovendo cada vez mais o desenvolvimento de novas tecnologias e toda a infraestrutura do mercado como conhecemos hoje.

Conclusão

Como você bem viu, a diversificação de carteira não só é importante para a redução de riscos, como também para a expansão de ganhos.

Portanto, é mais que necessário levar essa estratégia em consideração na hora de escolher as suas aplicações.

Aqui mesmo na Bitpreço.com você encontra diversas opções de investimentos e de corretoras, de acordo com o seu perfil e os seus objetivos como investidor – além disso, temos taxas baixíssimas se comparadas à outras alternativas do mercado.

Confira um pouco mais sobre o assunto em nosso blog!