Dash é uma criptomoeda que foi criada para proteger o anonimato e no início do projeto foi conhecida como darkcoin. Porém mais tarde o fundador deste projeto fez algumas revisões e definiu o nome do criptoativo como Dash.
É uma criptomoeda prática para quem busca fazer compras em um ambiente tão moderno de pagamentos digitais, como o P2P. Através do Dash é possível adquirir dinheiro de forma muito rápida e acessível, não importando o lugar que você esteja.
No início do projeto, foi firmado parceria com 4.800 prestadores de serviços e varejistas, garantindo que os usuários encontrem exatamente o que procuram. A facilidade tanto em comprar como transferir é um dos pontos mais positivos dessa criptomoeda. Já foi gasto mais de U$ 1 bilhão com Dash para pagar produtos e serviços.
Qual o motivo de existir a criptomoeda?
O projeto Dash teve início em 2014, tendo como foco o anonimato e privacidade do usuário. Ao longo do tempo foi passando por reajustes sempre pensados na sua melhoria.
A moeda é uma clara alternativa aos métodos de pagamento pouco seguros como dinheiro vivo e com interferência centralizada como os pagamentos bancários.
É muito usada principalmente em países onde a liberdade financeira é muito restrita e as pessoas desperdiçam muito dinheiro em taxas que são cobradas pelos Governos. Como a criptomoeda oferece total liberdade para que o usuário envie as moedas em qualquer lugar, para qualquer pessoa no mundo.
É usada como dinheiro real?
A Dash é uma moeda digital aceita em todas as partes do mundo, tanto em lojas online como também no varejo. À medida que vai se tornando ainda mais popular e assegurando confiança em sua rede, vai ser aceita por mais pessoas no comércio.
A criptomoeda torna os pagamentos digitais práticos e acessíveis. Confira alguns dos estabelecimentos que a aceitam:
- EGifter;
- Bitrefill;
- NordVPN;
- Oblige;
- Mobile TopUp;
A Dash ainda não está tão presente como o Bitcoin e moedas estatais. Ainda são milhões de locais que não aceitam a moeda, apesar do fato de que mais parcerias estão surgindo.
A criptomoeda ainda não pode ser considerada como uma moeda de substituição completa do caixa, embora a trajetória que esta moeda vem se desempenhando é muito interessante.
Quais os princípios benefícios do Dash? Como ela funciona?
Além de ser uma moeda descentralizada e estar dentro da tecnologia Blockchain, a criptomoeda oferece outros benefícios:
- Aceitação: Mais de 4.800 comerciantes aceitam a Dash como compra e troca de produtos ou serviços em todo o mundo.
- Taxas baixas: A taxa média de transações da Dash é de U$ 0,01 e por isso ela consegue se consolidar dentro do mercado ao lado de outras criptomoedas.
- De fácil acesso: É fácil comprar. Você a encontra em diversas exchanges on-line e também pode enviar as moedas para os amigos e familiares.
- Transações mais rápidas que o Bitcoin: As transferências do Bitcoin podem levar alguns minutos para serem validadas, mas isso não acontece na rede Dash, que costuma validar as suas transações em até 5 segundos de média.
Como funciona a tecnologia por trás da Dash?
Assim como acontece com o Bitcoin, a Dash também conta com mineradores que validam as transações dentro da sua blockchain. Entre os últimos ajustes feitos dentro da rede para gerar melhorias, a Dash adicionou o conceito de Mastermode.
A presença de mastermodes é vital na segurança da rede, garantindo também uma velocidade nas transações. Dentro do mundo das criptomoedas, existe uma disputa entre as tecnologias para qual a rede que oferece transações mais rápidas.
Tanto para o envio como também para receber fundos, a criptomoeda usa um protocolo semelhante de chaves. Assim é possível validar e transacionar todas as movimentações com maior agilidade, também garantindo que os mineradores irão ser recompensados e não vão sair da plataforma.
Uma das vantagens essenciais da Blockchain é o seu anonimato. Independentemente do número de recursos que seja usado para preservar o seu anonimato, as meta informações sempre podem ser reveladas. O método de pagamento com dinheiro vivo continua sendo o mais anônimo ainda, apesar de ser pouco seguro e sujeito a roubos, como conhecemos.
Como comprar Dash?
Como a Dash rendeu muito sucesso a sua rede blockchain e estabeleceu parceria com quase 5.000 consumidores, comprar a moeda em Exchanges é sim muito viável, ainda mais pensando em “holdar” uma certa quantidade de tokens.
Como minerar Dash?
Através da blockchain da Dash, os usuários podem extrair tokens que são encontrados após a resolução de problemas matemáticos. A mineração da criptomoeda é conhecida como protocolo Proof of Work (Pow). A mineração na rede exige pouca energia e garante uma distribuição digna entre os seus mineradores. A mineração de criptomoedas ainda é muito desafiadora e são poucos os investidores de Dash através da mineração.
Dash x Bitcoin
Ainda que esse fato não tenha sido detalhado no mundo cripto, as falhas do Bitcoin levaram ao desenvolvimento da Dash. O Bitcoin tem um limite de tamanho por bloco e que reduz o processamento de transações em um período de 10 minutos, o que geralmente é o tempo médio para converter uma transação de Bitcoin.
Outro ponto que a Dash parece ter ultrapassado o Bitcoin: apesar de que as transações do Bitcoin sejam pseudônimas e possam ser rastreadas pelos seus usuários, a Dash tem transações private send. Assim os usuários Dash podem optar por garantir a privacidade total em suas transações.
De acordo com o projeto, Dash é mais seguro do que o Bitcoin, muito por conta do seu protocolo de consenso. Assim, todas as transações são instantâneas e garantem um padrão.
Outro ponto que favorece a entrada de novos investidores em sua rede, é que a criptomoeda utiliza da codificação criptografada e todos os recursos dentro da privacidade darkcoin.
O que você já conhecia sobre a Dash? Em sua carteira já tem essa moeda? Deixe aqui o seu comentário e por que todo investidor em criptomoedas deveria ter em seu portfólio um pouco de dessa criptomoeda.
Leia também: