Com o crescimento do mercado de criptomoedas, diversas novas demandas surgem tanto para o investidor quanto para as empresas que querem se inserir no mundo dos criptoativos. Por conta disso, diversas soluções para ativos digitais têm sido disponibilizadas. Uma dessas novidades é a chegada do modelo Crypto as a Service (CaaS).
O CaaS tem se tornado uma tendência internacional, possibilitando o fortalecimento das marcas associadas aos criptoativos e trazendo novos serviços aos seus clientes. Mas antes de saber como esse modelo funciona e suas vantagens, é importante saber o que é Crypto as a Service.
Afinal, o que é Crypto as a Service?
Crypto as a Service é um serviço com foco no mercado de criptomoedas. Ele tem como base a ideia de software “as a service” e permite que diversas corretoras de investimentos, fintechs, startups, bancos, e-commerces e outras instituições possam oferecer a negociação de criptoativos em suas plataformas.
O modelo traz tecnologia e infraestrutura para que as instituições consigam tanto colaborar com o crescimento desse ecossistema cripto, quanto se tornarem fornecedoras desse tipo de serviço.
De forma simples, as empresas que contratam uma assinatura Crypto as a Service podem ampliar a sua receita com o mercado de criptomoedas, que é considerado por especialistas como um dos mais promissores.
Além disso, é possível aproximar os usuários da plataforma contratante, colaborando para que eles tenham uma melhor experiência e engajamento com o “ativo do futuro”. O Crypto Service é um serviço que oferece soluções nesse mercado de forma mais simples e traz benefícios mútuos entre as empresas envolvidas.
Nesse caso, também é importante entender o que é o conceito B2B. Basicamente, se trata de empresas que realizam negócios com outras empresas, o que inclui o setor de pagamentos, por exemplo.
Os pagamentos B2B colaboram para que os clientes de empresas também tenham acesso a investimentos e negociações de ativos de forma simples e rápida. Nesse segmento também se incluem as criptomoedas, através da chegada do conceito de Crypto B2B.
Como funciona o Crypto as a Service?
A empresa que oferece o Crypto as a Service (CaaS) pode instalar um API em aplicações de outros estabelecimentos. Assim, a outra companhia pode oferecer a negociação de compra e venda de Bitcoin e outras criptomoedas para seus clientes diretamente em seu app.
Desse modo, a empresa que está oferecendo o serviço Crypto as a Service é a responsável pela negociação de criptomoedas em outra plataforma. Para o cliente que está comprando os ativos digitais, os criptoativos disponibilizados aparentam ser da empresa em que a operação ocorre, porém, o serviço e as criptomoedas usadas são oferecidas por outra empresa.
Por conta disso, qualquer empresa que deseja oferecer a possibilidade de seus clientes comprarem e venderem ativos digitais dentro de sua plataforma ou aplicativo, pode fazer isso através da contratação da assinatura de um serviço de Crypto as a Service.
A oportunidade de entrar em um mercado em crescimento como o das criptomoedas pode ser mais simples, barato e contínuo dessa maneira. Mas, para que isso seja possível, é usado a API, que é vista por muitos como uma ferramenta da nova economia, que se junta ao processo de rentabilidade e transformação digital.
Olhando para as APIs, elas são as facilitadoras de serviços do mundo digital, principalmente para os que não entendem de soluções de programação. Já os negócios que decidem entrar no mundo das APIs, ganham facilidade de vida com conexões de aplicações, programas e sistemas com linguagens distintas e são essas as funcionalidades que garantem o sucesso do Crypto as a Service.
É importante destacar que as empresas que aderem ao CaaS percebem logo no início que se tratam geralmente de modelos fáceis de serem implementados, além de poderem ser customizados conforme a necessidade dos clientes e dos prestadores de serviço, que claramente estão buscando oferecer novidades e produtos que tenham maior demanda dos usuários.
Mas, além do desenvolvimento do ecossistema cripto, o formato utilizado no CaaS favorece o crescimento do mercado financeiro como um todo. Isso é uma realidade que vem se consolidando com o passar do tempo. Muitos investidores de destaque já utilizam plataformas de modelos semelhantes como Fintech as a Service, Banking as a Service e até mesmo Acquiring as a Service.
Quais os benefícios do CaaS e para as empresas envolvidas?
O Crypto as a Service (CaaS) se tornou uma forma de conectar empresas do criptomercado e instituições que pretendem entrar no segmento com mais facilidade, sendo benéfico para as duas partes.
Para quem contrata esse modelo Crypto Business, as vantagens estão associadas ao lucro e maior portfólio de produtos e serviços oferecidos aos seus clientes. Enquanto isso, a empresa fornecedora do Crypto as a Service pode ter benefícios relacionados a ganho de liquidez dos ativos, abertura de mais canais de comunicação, além do crescimento da visibilidade de sua marca.
Adotar o CaaS como modelo de negócios faz com que as empresas também se beneficiem da tecnologia, que pode servir como base de uma nova estrutura de pagamentos para o futuro.
Nesse caso, há uma associação de um modelo totalmente inovador do ponto de vista das relações empresariais com uma tecnologia que também traz diversos avanços na transformação dos segmentos da sociedade como a conhecemos hoje.
Ao inserir esse serviço no mercado de criptomoedas, abrimos a possibilidade não só da inclusão de novos ativos do mercado financeiro, mas também a chance de aproveitar o crescimento e as novidades ligadas à tecnologia, assunto de interesse de muitas fintechs, startups e empresas que prezam pela inovação.
Com a tecnologia, as empresas podem escalar suas operações com custos reduzidos, o que oferece aceleração ao seu crescimento. Isso ocorre porque nos diversos setores da sociedade as soluções já vêm se adaptando ao “as a service”.
No setor financeiro, frente ao crescimento acelerado da concorrência, isso não seria diferente, já que as empresas desse setor vêm buscando diferenciais para se destacar em sua área de atuação.
Saiba mais sobre as vantagens do Crypto as a Service
Além de permitir que empresas e clientes tenham acesso de forma quase instantânea ao mercado de criptomoedas, esse modelo de Crypto Business pode ser utilizado para criar novos aplicativos.
Sendo assim, algumas das principais vantagens do CaaS é o benefício financeiro, economia de tempo e menos burocracia. A empresa contratante não terá problemas com regulamentações e dispensará grande esforço tecnológico para colocar o processo em funcionamento.
Não podemos deixar de destacar que o sistema utilizado tem um grande potencial de engajar os consumidores através de serviços com maior atratividade. Além disso, costuma ser totalmente seguro e a prova de fraudes. Por isso é muito importante conhecer a empresa com quem se está contratando o Crypto as a Service.
Esse modelo se assemelha ao Banking as a Service, mas trazendo a oportunidade de exposição a ativos da blockchain, que representa uma nova geração na criação de produtos e serviços.
Caso o modelo de Crypto as a Service se encaixe na realidade e nos objetivos de uma empresa, é fundamental que ela possa conhecer as diversas vantagens do CaaS e viabilizar as melhores escolhas que se pode fazer no mercado.
E é por isso que a BitPreço lançou seu Crypto as a Free Service, uma solução CaaS sem custo de integração, com a segurança e a liquidez que só a BitPreço pode garantir.
Saiba mais em bitpreco.com/crypto-as-a-service.