Como trabalhar com Bitcoin e outras criptomoedas?

Afinal, quais são as opções para quem deseja trabalhar com Bitcoin e com o mercado de criptomoedas como um todo?

No mercado de criptomoedas, em especial o de Bitcoin, existem diversas opções para quem deseja se especializar e se tornar um profissional desta área.

Embora existam muitos profissionais atuando neste mercado, há uma profissão que tem se sobressaído nos últimos tempos e proporcionado a muitos investidores atuarem – de fato – neste mercado: o profissional de trader.

Através dela, é possível não só atuar em diferentes funções dentro do mercado, como também se tornar um profissional capacitado a investir em diversos ativos financeiros – isto é, se tornar um investidor nato.

Apesar de que algumas questões devem ser mantidas desde o começo, trabalhar com Bitcoin nunca foi tão fácil.

Só para você ter uma ideia, o profissional desta área fica responsável por realizar operações de curto prazo e de fazer as criptomoedas circularem.

Assim, é ele quem ajuda na precificação dos ativos financeiros, garantindo o fluxo de moedas no mercado, bem como a sua liquidez.

Ficou curioso e quer trabalhar com Bitcoin? Então continue lendo este artigo que preparamos especialmente para você, e descubra de vez como se tornar um trader profissional! Bora lá?

Afinal, o que é um Trader Profissional?

Trader se refere a negócios ou comércio (em tradução literal para o português).

Deste modo, trader pode ser definido como o profissional que atua negociando dentro do mercado de criptomoedas, ou seja, ele tanto compra, como vende ativos financeiros, buscando a liquidez destes investimentos.

Como trabalhar com Bitcoin e outras criptomoedas?

Diferentemente do investidor que espera retornos a longo prazo, isto é, resultados que vem com o tempo através da valorização dos ativos; o trader, tem como foco gerar retornos a curto prazo.

Antes de trabalhar com Bitcoin, tenha em mente que o trader é o profissional que trabalha com a aquisição de ativos diversificados, negociados através de espaços públicos, e que podem ser comercializados com facilidade.

Portanto, a venda e compra de criptomoedas ocorre dentro de um curto espaço de tempo – sem que haja a necessidade de aguardar a valorização das mesmas.

Agora, se você deseja realmente trabalhar com Bitcoin ou quaisquer outras criptomoedas, antes de mais nada é necessário ter conhecimentos acerca dos conceitos de economia, e entender – de fato – como o mercado de criptomoedas funciona.

A partir daí, é possível mensurar quais são os principais aspectos que impactam diretamente a cotação das moedas e de ações, buscando sempre maneiras de realizar boas negociações.

Por exemplo, no mercado das criptos, existem centenas de traders que trabalham através das vendas das principais moedas, a curto prazo – tanto de Bitcoins (BTC), quanto de Ether (ETH).

Conhecendo as Dificuldades de Trabalhar com Bitcoin sendo Trader Profissional

Certamente, trabalhar com Bitcoins e criptomoedas não é lá uma das tarefas mais fáceis que alguém pode realizar, especialmente se falarmos de um dos mercados que mais oscilam no mundo.

Investidores que atuam neste tipo de negócio são bombardeados todos os dias com uma série de dificuldades como volatilidade das moedas, risco de investimentos e a curva de aprendizado.

Portanto, ainda que este investidor tenha um perfil de investimento qualificado para este tipo de atuação, existem uma gama de aspectos contrários que podem comprometer esta profissão.

E se tratando de trabalhar com Bitcoins ou criptomoedas, não há nada que indique que estas negociações terão sucesso e que sejam adequadas ao seu modelo de investimento, resultando muitas vezes em riscos e prejuízos excessivos.

Por esta razão, muitos traders encontram dificuldades em colocar esta profissão em prática, uma vez que seja necessário administrar os riscos, de forma que não comprometa 100% do seu capital de investimento.

Sendo assim, é essencial traçar um planejamento prévio para começar a atuar neste mercado.

Leia também:

Market cap das criptomoedas: o que é e como funciona?

Como investir em Bitcoin com pouco dinheiro?

Os Principais Tipos de Traders que Atuam no Mercado

Como já explicamos no começo deste texto, existem uma variável de opções para o investidor que deseja trabalhar com este tipo de negócio.

Dessa forma, se engana quem acha que o trader só é responsável por uma ou outra área de atuação.

Se tornar um trader profissional envolve uma série de aspectos que devem ser postos desde o começo, como por exemplo as necessidades do investidor, suas habilidades, objetivos, e, etc. – tudo de acordo com o seu próprio perfil de investidor.

Para te ajudar nesta questão, confira a seguir, os principais perfis de traders:

  • Autônomo: o primeiro da nossa lista, se diz a aquele profissional – que como o próprio nome já diz – não possui ligação alguma com instituições ou empresas, agindo desta forma, de maneira autônoma no mercado. Além disso, ele tem total liberdade e flexibilidade para tomar quaisquer decisões;
  • Institucional: o trader institucional está ligado diretamente a uma empresa/instituição, trabalhando através dos modelos CLT ou PJ – sua renda costuma ser fixa e previsível, de acordo com o piso salarial da própria organização;
  • Broker: broker é o profissional designado pela disposição das operações, isto é, é ele o responsável pelo planejamento estratégico da tomada de decisões sobre cada estágio de negociação da empresa. Sendo assim, podemos dizer que ele não é aquele que atua diretamente nas movimentações, mas promovendo sua organização;
  • Salestrader: esse profissional trabalha a partir do modelo CLT, e suas funções se baseiam na coordenação das negociações, mediação de contratos, análises, e apresentação de oportunidades de negócio aos clientes.

5 Dicas para trabalhar com Bitcoin e criptomoedas sendo um Trader Profissional

Se você chegou até aqui, temos certeza que está determinado em trabalhar com criptomoedas e Bitcoins – e se esta for a sua vontade, então continue acompanhando para receber mais dicas. Confira:

#1 – Busque por Liquidez

Como já mencionamos, ao se tornar um trader profissional, cotidianamente você executará diversas transações envolvendo a compra e venda de criptoativos, portanto, esta será uma das suas primeiras tarefas como trader.

É importante buscar pelas criptomoedas com maior liquidez no mercado, dentro de um período equivalente a 24 horas.

Por exemplo, moedas como o Bitcoin ou mesmo a Ethereum são as que recebem mais demanda em todo o mundo, dessa forma, você pode considerar começar por estes ativos caso não tenha uma ideia inicial.

#2 – Escolha uma Plataforma Confiável para as Negociações

Há muitas corretoras pelo Brasil que podem te ajudar neste trabalho, principalmente se você estiver pensando em trabalhar com BTC ou outras criptomoedas.

No entanto, nem sempre elas são adequadas para o seu perfil de investidor, porém, de uma forma geral, é essencial investir naquelas que ofereçam maior segurança – isso porque é neste local onde você injetará o capital que será usado para compra e vendas de criptomoedas.

Para isso, a ideia é pesquisar em sites como o Reclame Aqui ou fóruns da internet, sobre a reputação desta corretora, visando trabalhar em uma plataforma que seja segura, com anos de experiência neste mercado, e que ofereça um atendimento adequado aos seus clientes.

#3 – Invista a Primeira Parte do Capital

Assim que já estiver definida a sua corretora, bem como a criptomoeda que será negociada, é hora de investir a parcela inicial do seu capital de investimento.

Esse aporte será essencial para que você consiga realizar as primeiras operações de compra e venda de criptomoedas e, dessa forma, começar a movimentar as suas negociações.

Como trabalhar com Bitcoin e outras criptomoedas?

Mas preste atenção: é você quem determina qual o saldo inicial para estas negociações, então não precisa se preocupar com cobranças ou taxas indevidas.

#4 – Crie um Gerencie os seus Riscos

Sabemos que o mercado de criptomoedas não é lá um dos mais previsíveis, então certamente não dá para premeditar quanto podemos ganhar ou perder com determinadas negociações.

Deste modo, é muito importante determinar um gerenciamento de risco que o auxilie em operações que saiam fora do que foi esperado.

Assim, é possível controlar gastos maiores do que aqueles que não estavam dentro do que foi estipulado.

É óbvio que em algum momento ocorra perdas de capital, porém, estas perdas não devem ultrapassar mais que 50% do dinheiro investido, para isso, é necessário estipular limites.

Por exemplo, você pode trabalhar até mesmo com a ferramenta Stop Limit que protegerá seus recursos e reduzirá seus prejuízos – ferramenta esta que pode te ajudar até mesmo na expansão dos seus ganhos.

#5 – Defina a sua Estratégia como Trader

Ainda que você tenha todo o conhecimento sobre o mercado de criptomoedas, é inevitável que você possua na sua bagagem uma base técnica sobre análise gráfica.

Lembre-se de que é este embasamento técnico que permitirá que você entenda as tendências de altas e quedas dos preços das criptomoedas.

E não só isso, mas também é importante entender e se qualificar em indicadores técnicos que proporcionaram uma boa análise gráfica destes dados.

Conclusão

Como você viu, existe uma série de opções para começar a trabalhar com Bitcoins ou criptomoedas, e tudo isso atuando a partir de apenas uma profissão.

Mas vale lembrar que para começar nesta trajetória, o primeiro passo é focar em estudos e conhecimentos que o levarão a ir de um patamar a outro, contribuindo ainda mais para sua jornada com trader.

Aqui mesmo no blog da Bitpreço.com você encontra uma série de materiais que podem te ajudar a adentrar ainda mais neste mundo e fazer de você, não só um profissional, quanto um investidor de sucesso.

Além disso, somos o maior marketplace da América Latina, então certamente tudo o que você precisa saber para se conectar com este mundo de criptomoedas, está bem aqui.

Acesse nossa página de cadastro, e conheça os diversos benefícios que a Bitpreço tem para o seu negócio.

Leia também:

Pump and Dump: o que é e como funciona?