Os investidores utilizam os termos bull market e bear market com frequência para descrever o ânimo dos mercados. Assim, tais expressões servem para designar o mercado de alta e o mercado de baixa, respectivamente.
Contudo, você sabe qual a diferença entre as duas situações? Se quer aprender mais sobre o tema, continue com a gente!
Bull market ou mercado de alta
O bull market, que faz alusão ao touro, descreve um cenário de alta no mercado de investimentos. Apesar de ter nascido no mundo das ações, ele também é aplicado no mercado do Bitcoin (BTC) e das demais criptomoedas.
Nessa linha, o bull market ocorre quando o preço dos ativos está em alta. Assim, o “mercado do touro” é visto quando as seguintes características estão presentes:
- Valorização no preço dos ativos
- Otimismo geral dos investidores
- Maior apetite para o risco e a especulação
- Investimentos arriscados em ativos voláteis
Também é comum dizer que os investidores ficam “comprados” (do inglês long position) no mercado de alta. Ficar comprado é o mesmo que apostar na subida de preço dos ativos.
Não há certeza sobre a origem do termo, mas a maioria das pessoas acredita que ela partiu da maneira como o animal ataca as suas presas: o touro ataca “de baixo para cima”, com os seus chifres.
Bear market ou mercado de baixa
O bear market se refere ao “mercado do urso” e indica uma tendência de baixa no universo dos investimentos. Desse modo, o mercado de baixa é caracterizado da seguinte maneira:
- Desvalorização no preço dos ativos
- Pessimismo dos investidores em relação ao mercado
- Menor apetite para o risco e especulação
- Investimento em ativos de proteção, como o USDT, o ouro e o Bitcoin
Nesse caso, os investidores ficam “vendidos”, o que é conhecido no inglês como short position. Ficar vendido significa apostar na queda de preços dos ativos. Além disso, se acredita que o urso representa o mercado de baixa porque ataca “de cima para baixo”, ao contrário do touro.
Compre na BitPreço
Tanto o mercado de alta quanto o de baixa apresentam oportunidades boas para os investidores. Por conta disso, visite o marketplace da BitPreço para negociar Bitcoin, Ethereum (ETH), Tether (USDT) ou cBRL!
Leia também:
Market cap do Bitcoin e criptomoedas: que é e como funciona?