Apesar da taxa de hash recorde, Bitcoin está usando menos eletricidade

Dados do agregador Statista acessado em 5 de setembro mostraram que, apesar de mais poder de computação ser dedicado à mineração de Bitcoin, menos eletricidade é necessária para alimentá-la.

Taxa de hash recorde e com menos energia

Segundo um gráfico, o consumo de energia em julho era de 69,79 terawatt-hora por ano. Em julho de 2018, o número era de 71,12 terawatts, enquanto a taxa de hash era quase 60% menor do que atualmente. 

Apesar da taxa de hash recorde, Bitcoin está usando menos eletricidade

Consumo anual de eletricidade de Bitcoin. Fonte: Statista

Como o Cointelegraph reportou, a taxa de hash mede o poder de computação geral envolvido no processamento de transações do Bitcoin. A métrica passou de 80 quintilhões de hashes por segundo em agosto e atualmente está em pouco menos de 90 quintilhões. Em julho de 2018, o número era de cerca de 40 quintilhões.

Leia também: O que é Bitcoin Hash? E por que ele é tão importante?

Mineração de Bitcoin fica ecologicamente correta

Os dados, portanto, se encaixam na tendência geral de os mineiros se tornarem mais ecologicamente conscientes. À medida que os preços do Bitcoin se recuperavam este ano, vários operadores anunciaram tentativas para melhorar a eficiência.

Um estudo realizado em junho descobriu que três quartos da atividade de mineração de Bitcoin é alimentada por fontes de energia renováveis.

Os fabricantes de hardware buscaram desenvolver novos dispositivos com maiores recursos e menores demandas de energia, como o Antminer de 7nm da Bitmain, que foi lançado em novembro passado.

No entanto, a eletricidade continua sendo um tópico popular entre terceiros, alguns dos quais alegam que o consumo da indústria a torna uma atividade moralmente questionável.

Leia também:

Corretora Mercado Bitcoin é segura e confiável? Saiba como funciona

OTC: o que é e como operar?