Com o objetivo de prevenir e combater à lavagem de dinheiro e ilícitos financeiros, o compliance envolve a conformidade de empresas, às leis e normas de órgãos regulamentadores. Saiba agora qual papel do compliance no mercado cripto.
O que é compliance?
A origem do termo é do verbo inglês to comply, que traduzido para o português significa: agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou pedido. De forma simples, compliance é o conjunto de disciplinas estabeleciadas afim de cumprir normas legais e regulamentadoras.
Qual sua função no mundo cripto?
O compliance tem a função de corrigir e prevenir desvios, para evitar conflitos judiciais para um negócio e no meio cripto também está atralado na luta contra a lavagem de dinheiro.
Para isso, o compliance envolve a conformidade da empresa às leis e normas de órgãos regulamentadores, como: Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), entre outras. Dessa forma, sua função também envolve:
- Analise de riscos operacionais;
- Conhecimento e interprete de leis que se relacionem à empresa;
- Elaboração de manuais de conduta;
- Gerenciamento de controles internos;
- Auditorias periodicamente;
- Desenvolvimento de projetos de melhoria contínua;
- Divulgação do compliance por toda a cultura organizacional;
- Monitoramento da segurança da informação.
Compliance na BitPreço
Para garantir as segurança dos colaboradores e clientes, nossa empresa segue todas as normas estabeleciadas por orgãos regulamentadores. Trazendo assim um sistema de cadastro eficiente, procedimentos de operações preventivas e de comunicação. Como também, procedimentos de KYC, KYP, KYE, sistema de detecção, treinamentos de conscientização e educação, comitê de ética e compliance e suporte da alta administração.
Para ficar por dentro de todas as novidades sobre a BitPreço, não esqueça de nos seguir nas redes sociais: Facebook, Twitter, Linkedin e Telegram. Caso tenha alguma dúvida, basta enviar um email para: [email protected].
Leia também: