Muitas vezes ouvimos falar em perfil de investidor, mas não sabemos o que isso significa. Por isso, resolvemos explicar sobre o assunto neste texto.
Por que preciso saber qual é o meu perfil de investidor?
Conhecer seu perfil investidor é primordial, para que você saiba quais riscos está disposto a correr e assim escolher o melhor investimento.
Agora vamos lá conhecer os três perfis do investidor, para que você descubra qual deles é o seu.
1. Conservador
A principal característica desse perfil é a sua prioridade na segurança em suas aplicações.
Esse é o tipo de investidor que não quer correr riscos, nem perder dinheiro. Por isso, escolhe aplicações com baixo risco como o Tesouro Direto e CDB. Afinal, ele prioriza a conservação do seu patrimônio e retorno a longo prazo.
2. Moderado
Esse é o perfil que está no meio termo entre o conservador e o perfil arrojado.
Ele também gosta de segurança, porém já possui uma pequena tolerância a risco.
Dessa forma, a escolha de onde investir seu dinheiro varia de acordo com a necessidade do seu projeto.
Também está sempre de olho para aproveitar boas oportunidades e assim ter um lucro acima da média. Para isso, equilibra sua carteira de investimento baseado na rentabilidade versus risco, garantindo retorno a médio e longo prazo.
3. Arrojado ou agressivo
Esse é o perfil tem conhecimento de mercado e busca sempre uma boa rentabilidade, pois é confiante que no meio do caminho pode até ter perdas, porém ela será momentânea e necessária para ter lucros mais altos a médio e curto prazo.
Leia também:
Como trabalhar com Bitcoin e outras criptomoedas?
Corretora Binance é confiável e segura?
Concluindo
Agora que você já conhece os perfis investidores, já tem uma ideia de qual deles é o seu. O próximo passo é estudar sobre ele e descobrir quais os melhores investimentos para você.
Se você não sabe por onde começar, temos um post com uma dica para você, clique aqui.