SegWit é a abreviação de Segregated Witness, uma solução para lidar com os problemas de escalabilidade do Bitcoin surgida de um soft fork. Para tornar a rede mais rápida e permitir o processamento de mais transações por bloco, dados de assinatura são retirados, liberando mais espaço para transações.
As assinaturas são a forma de confirmar se o remetente tem os fundos necessários para enviar, e elas ocupam 65% do espaço de uma transação. É seguro dizer que, removendo a assinatura, muito espaço é liberado.
Com a liberação de espaço, os blocos da rede do Bitcoin que só armazenam 1 MB de informações passam a suportar quase 4 MB.
O objetivo é processar mais transações a cada 10 minutos, período no qual cada bloco da rede Bitcoin é resolvido.
Economia nas transações
O alívio na rede do Bitcoin impacta diretamente no custo das transações. Quanto mais congestionada a rede, mais custosas são as transações, e o inverso também é válido. Desde dezembro de 2017 até maio de 2018, estima-se que uma economia de 80% em taxas transacionais foi feita utilizando endereços SegWit, também conhecidos como Bech32.
O número de transações por segundo também aumenta, passando a ser de 7 transações por segundo, em comparação às 3 transações por segundo da rede legado.
Desta forma, é muito vantajoso utilizar a rede SegWit em transações, economizando bons Satoshis ao enviar Bitcoins.
O problema com o SegWit
Contudo, a solução SegWit tem um problema, que é a adoção. Nem todas as plataformas de troca possuem suporte para transações com SegWit, fazendo com que nem sempre os usuários aproveitem os benefícios da escalabilidade.
No Brasil, a BitPreço integrou suporte a endereços SegWit, razão pela qual é possível por meio da plataforma acessar as carteiras com endereço iniciado em “1bc” de diferentes exchanges.
Desta forma, quem opera com Bitcoin no mercado pode recorrer à BitPreço para conferir onde existem as melhores taxas transacionais.
Como Comprar Bitcoin com suporte para SegWit
Para comprar Bitcoin é possível recorrer diretamente a vendedores peer-to-peer (ou P2P). Eles vendem o criptoativo diretamente, sem intermediação.
Contudo, é possível ainda comprar por meio de corretoras de criptomoedas, como a BitPreço. Na BitPreço, os melhores valores de compra e venda são informados em tempo real, visando garantir que o usuário sempre faça um bom negócio quando se trata de seus Bitcoins.
O livro de ordens agrupa os valores em diferentes exchanges, criando oportunidades de arbitragem para os profissionais que operam no mercado de criptoativos.
Leia também:
O que é Wrapped Bitcoin? Tudo o que você precisa saber
Qual o melhor investimento hoje para ganhar dinheiro?
Como comprar Bitcoin na Bitpreço
Para comprar Bitcoins na BitPreço é muito fácil: basta se cadastrar informando um e-mail, nome completo e senha. Após, é necessário enviar os documentos pedidos no procedimento de KYC, a fim de resguardar o usuário em caso de invasão da conta.
É um procedimento simples, que envolve enviar uma selfie com um documento de identificação com foto, e fotos contendo frente e verso do mesmo documento.
Desta forma, quem opera com Bitcoin no mercado pode recorrer à BitPreço para conferir as exchanges com suporte para SegWit e negociar com taxas transacionais menores.
Leia também: