Entenda o que é liquidez e rentabilidade

Para escolher um bom investimento, existem dois fatores que devem ser levados em consideração. O primeiro é a liquidez e o segundo é a rentabilidade.

Por isso, vamos esclarecer sobre eles neste artigo e assim te ajudar a escolher corretamente qual dos dois você deve levar em cosinderação na hora de escolher um investimento.

Você sabe qual é o seu perfil de investidor?

O que é liquidez?

De forma simples: liquidez é o conceito referente a facilidade em transformar um ativo em dinheiro.

Sendo assim, quanto mais rápido o ativo é convertido em dinheiro, mas liquidez ele tem. Quando acontece o contrário, esse ativo é considerado com baixa liquidez.

Para ficar claro, vamos usar um exemplo: digamos que você tem um imóvel e quer vendê-lo, pois precisa do dinheiro para pagar uma dívida. Nesse caso, o imóvel tem uma baixa liquidez. Pois você precisará encontrar um comprador, realizar os trâmites burocráticos, para então receber o dinheiro em mãos e assim utilizá-lo.

Agora, se esse dinheiro estiver guardado em uma poupança, você só precisará ir até seu banco sacar o valor ou então efetuar o pagamento da sua dívida através de uma transferência.

Por isso é muito importante que você saiba muito bem o seu objetivo, para que possa escolher o melhor investimento.

Leia também:

Criptomoedas baratas para investir em 2021

Criptomoedas mais promissoras para 2021: descubra quais são

O que é rentabilidade?

Para explicarmos melhor o que é rentabilidade, imagine que você investiu R$ 1.000 e agora tem o valor de R$ 1.500. Isso significa que seu investimento teve uma rentabilidade de 50%, pois o valor inicial se manteve e houve um retorno de 50% sob ele.

Resumidamente, a rentabilidade é o sinônimo de retorno que o ativo pode trazer ao investidor.

Liquidez e rentabilidade das criptomoedas

Trazendo para o mundo cripto, a liquidez e a rentabilidade também são dois pontos importantes.

A liquidez das criptomoedas é quase que imediata, pois é possível vendê-las a qualquer instante. Principalemente quando essas moedas possuem um grande volume, como é o caso do Bitcoin e Ethereum.

Já a rentabilidade é considera volátil, isso porque o preço das criptomoedas é definido de acordo com a lei da oferta e da procura, como é o caso do Bitcoin. Contudo, se for uma stablecoins pareada em moedas fiduciárias como USDT e cBRL, a história é diferente, pois nesse caso não há variação no valor da moeda.

Concluindo

Agora você já sabe a diferença entre liquidez e rentabilidade e como elas agem no mundo cripto. Então, é só definir seu objetivo e fazer investimentos inteligentes.

Para ficar por dentro de todas as  novidades sobre a BitPreço, não esqueça de nos seguir nas redes sociais: Facebook, Instagram, TwitterLinkedin e Telegram. Além disso, caso tenha alguma dúvida, basta enviar um email para: [email protected].